FecharX

ID Jovem garante passagens gratuitas e meia-entrada em eventos

Benefício é destinado às pessoas pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos



Créditos da imagem: Arquivo/Agência Brasil
Main 172002 arquivo agencia brasil
Redação Sou BH
22/11/18 às 17:33
Atualizado em 01/02/19 às 19:44

Você sabia que dá para viajar de ônibus pelo Brasil de graça? Se você tem entre 15 e 29 anos e pertence a uma família com renda mensal de até dois salários mínimos você tem direito ao ID Jovem, um documento que também garante acesso a meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos. O benefício é acessível no formato impresso e via aplicativo, disponível para Android e IOS.

Eu posso ser beneficiado? 

Para obter uma ID Jovem é preciso ter entre 15 e 29 anos, pertencer à família com renda mensal de até dois salários mínimos e estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses. Não é preciso ser estudante para ser beneficiário. 

Para incluir ou atualizar os dados e não ficar de fora procure o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou o setor responsável pelo Cadastro Único da sua cidade. 

Ainda é importante saber o seu Número de Identificação Social (NIS). Ele pode ser encontrado em seu Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na sua Carteira de Trabalho. 

Quais as vantagens?

Cultura, Lazer e Esporte 

Com a ID Jovem, fica assegurado o pagamento de meia-entrada – 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral – em eventos artístico-culturais e esportivos. 

Transporte

Serão reservadas duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros; e duas vagas com desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens, a serem utilizadas depois de esgotadas as vagas gratuitas. A reserva de vagas em ônibus interestaduais deverá ser feita, no mínimo, três horas antes da viagem.

O beneficiário deve apresentar a ID Jovem e a carteira de identidade no momento em que solicitar o bilhete. Caso a empresa se recuse a fornecê-lo, as denúncias devem ser feitas pelo telefone 166 da ANTT.

Onde devo ir para ter minha ID Jovem? 

Para obter o documento, acesse a página oficial do sistema e preencha dados como nome completo, nome da mãe, e-mail, telefone e NIS. É preciso, por fim, anexar uma foto. 

Mais informações sobre ID Jovem podem ser encontradas no Decreto 8.537/2015 e na Lei nº 12.852/2013