FecharX

Idosos com mobilidade reduzida poderão ser vacinados gratuitamente dentro de casa

Para receber o serviço delivery, basta o idoso ou algum representante fazer solicitação a um centro de saúde



Créditos da imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Main 134647 vacina
Redação Sou BH
21/12/17 às 13:46
Atualizado em 01/02/19 às 19:16

Um projeto que pretende facilitar a vida dos idosos se tornou lei em Belo Horizonte. A partir de agora, a pessoa maior de 60 anos com alguma dificuldade de mobilidade pode ser vacinado dentro da própria casa. Basta que o serviço seja solicitado a algum centro de saúde.

De autoria do vereador Pedrão do Depósito (PPS), a 
Lei 11.094 institui o Programa de Vacinação Domiciliar para Idoso Restrito ao Domicílio. A norma determina que a pessoa maior de 60 anos, incapaz de sair de casa sozinha ou que se locomova sem auxílio apenas na vizinhança de sua residência, seja vacinada em seu domicilio, bastando para isso que solicite o serviço em um centro de saúde. A solicitação pode ser feita pelo próprio idoso ou por um representante.

A norma está em consonância com o que prevê o Estatuto do Idoso que em seu artigo 2º determina que pessoas com idade igual ou superior a 60 anos devam ter asseguradas todas as oportunidades e facilidades para preservação de sua saúde.

A nova lei vai garantir direitos para um grupo da população em crescimento. Enquanto em 2000 Belo Horizonte contava com 205 mil pessoas com 60 anos ou mais, em 2010 esse número já havia crescido para 300 mil. Isso significa que no prazo de dez anos o percentual dos residentes da capital que se encontravam nesta faixa-etária subiu de 5,5% para 7,6% da população total da cidade.

Com CMBH