FecharX

Iepha-MG lança revista dedicada à fotografia e ao patrimônio cultural

Versão digital estará disponível no site do instituto a partir dessa terça



Créditos da imagem: Acervo/APBH
Main revista oculo 03  foto acervo apbh
Redação
08/09/20 às 18:37
Atualizado em 08/09/20 às 18:37

Na semana em que se comemora o Dia da Fotografia — celebrado nesta quarta-feira (19) — o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), em parceria com a Nitro Histórias Visuais, lança a versão digital da terceira edição da Óculo - Revista do Patrimônio Cultural. A publicação é dedicada à fotografia e ficará disponível no site do Iepha-MG a partir dessa terça-feira (18).

Com o tema Fotografia e Patrimônio Cultural, a revista convida o leitor para uma reflexão sobre os diferentes modos de interação entre a paisagem cultural, as vivências e os sentidos dos territórios de patrimônio, memória e documento. Na mesma data de lançamento do exemplar, às 20h, em seu canal no YouTube, a Nitro vai receber a presidente do Iepha-MG, Michele Arroyo, para um bate-papo sobre a revista.

A nova edição

A revista começa com uma viagem à França de 1851, apresentando aos leitores o grande marco da utilização da fotografia como instrumento de preservação do patrimônio cultural, quando cinco fotógrafos tiveram a missão de documentar 175 monumentos escolhidos como os mais representativos do patrimônio francês.

A publicação também conta histórias como a de Gilberto Ferrez (1908-2000), fotógrafo que viajou pelo interior do Brasil, sendo, muitas vezes, o primeiro a fotografar prédios e monumentos históricos pouco conhecidos.

A contribuição de Assis Horta para a preservação do patrimônio cultural também é destaque na Revista Óculo. Nascido em 1918, o mineiro de Diamantina dedicou quase 40 anos da sua vida na construção de um acervo histórico de sua cidade natal por meio da fotografia. Horta atuou no Iepha-MG entre 1973 e 1978, como conservador e fotógrafo.