FecharX

Em comemoração aos 300 anos de MG, Casa Funarte Liberdade é inaugurada em BH

Cedido pela Secult-MG para a Fundação Nacional de Artes, prédio compõe o Circuito Cultural e Turístico Liberdade



Créditos da imagem: Paulo Lacerda/ Divulgação
Main funarte liberdade foto paulo lacerda
Redação Sou BH
14/11/20 às 16:52
Atualizado em 14/11/20 às 16:52

Situado no complexo da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, o Edifício Tancredo Neves transformou-se, desde a última segunda-feira (9), em um novo espaço cultural, gerido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte): a Casa Funarte Liberdade. Conhecido como Rainha da Sucata, o prédio foi cedido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) à instituição federal. O espaço faz parte do Circuito Cultural e Turístico Liberdade, um dos maiores conjuntos culturais do país. A inauguração integrou as celebrações dos 300 anos de Minas Gerais.

A Funarte preparou para o novo espaço uma programação de música, dança, teatro, artes visuais, artes integradas e poesia, além de ações de formação nessas áreas. 

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, falou sobre o Decreto que passa a reger o Circuito Liberdade e o expande, abrangendo, de forma integrada, equipamentos culturais do estado e de parceiros presentes na área definida pelo projeto original de 1895 da cidade de Belo Horizonte, delimitada pela Avenida do Contorno. “Com esse projeto pretendemos aumentar o número de opções culturais e turísticas à população e tornar o Circuito mais atrativo, dentro do contexto de reativação da economia mineira, que depende muito das atividades culturais”, citou o governador.

 

O Edifício

Com área total de 1.547m², o imóvel tem quatro pavimentos e um subsolo de 258m², com elevador e ar condicionado, e abriga um teatro de arena para 400 espectadores. O Mtur e a Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal apoiaram a revitalização do edifício. A proposta da Funarte é que o prédio torne-se um polo artístico, em que a fundação pretende se aproximar mais da cadeia produtiva das artes, planejando ainda incluir as inovações da era da tecnologia da informação, aliando artes digitais on-line a atividades presenciais.

Assinado por Sylvio de Podestá e Éolo Maia, o projeto arquitetônico do Edifício Tancredo Neves é da década de 1980. Situado na Avenida Bias Fortes, o edifício se destaca pela concepção ousada e pelo uso de materiais diversos e cores fortes nas fachadas, em estilo pós-modernista. 

Para o presidente da fundação, Lamartine Holanda, "a Casa Funarte Liberdade é o mais novo espaço nacional das artes em terras mineiras, em endereço emblemático da pós-modernidade", finaliza.

O vídeo da inauguração, gravado ao vivo, ficará disponível no canal no YouTube Arte de Toda Gente.