FecharX

Inauguração da iluminação de Natal da Praça da Liberdade será na terça (7)

Decoração contará com projeções, laser show e iluminação arquitetônica e poderá ser visitada até 26 de dezembro



Créditos da imagem: Luzes da Liberdade/Divulgação
Main luzes da liberdade
Projeto mostra previsão da iluminação deste ano
Redação Sou BH
02/12/21 às 07:38
Atualizado em 02/12/21 às 07:38

A partir da próxima terça-feira (7), a tradicional iluminação de Natal da Praça da Liberdade, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, será inaugurada. Pelo segundo ano consecutivo, o nome será "Luzes da Liberdade" e a decoração, que contará com projeções, laser show e iluminação arquitetônica, poderá ser visitada até 26 de dezembro.

De acordo com a organização do Luzes da Liberdade, a decoração ocupará toda a praça, que será dividida em quatro quadrantes temáticos: "Caminhos da Vida", "Caminhos das Águas", "Caminhos dos Céus" e "Caminhos das Gerais". Ao todo, serão cerca de 35 mil metros quadrados de área iluminada. Alguns dos edifícios que compõem o Circuito da Liberdade, como o CCBB, Memorial Vale e MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, também receberão intervenções do projeto, com laser mappings, projeções e luzes cênicas, além de uma programação cultural.


"Caminhos da Vida", o primeiro quadrante, será formado por túneis de tubo led. O público poderá percorrer pelo caminho até encontrar o coreto da praça, que também estará totalmente revestido por luzes interativas. A animação dos leds fica a cargo do VJ 1mpar. No segundo quadrante, em frente ao prédio verde do IEPHA, será possível apreciar o "Caminho das Águas" em uma integração da enorme fonte com neons de led que simulam ondas nos canteiros em sua volta. Em seguida, o "Caminho dos Céus" traz a experiência de um show de luzes na fonte localizada na direção do Memorial Vale, além de vagalumes luminosos espalhados pelos canteiros e outras intervenções luminotécnicas.

O "Caminho das Gerais", instalado em frente ao prédio da Funarte, vai abrigar uma grande Árvore de Natal tecnológica, formada por painéis de led, onde serão projetadas animações conceituais assinadas pelos VJs Gabiru e P4nick, com direção artística do artista Homem Gaiola. Nas telas, temas natalinos e mensagens de comunhão e esperança. O ambiente também contará com intervenções de Zé do Arame, artista de Ouro Preto que construiu diversos animais de nossa fauna em arame, como tamanduás, capivaras, tucanos, onças, veados, raposas, entre outros, especialmente para o Luzes da Liberdade.

Na Alameda da Travessia, uma enorme onda de luzes promete preencher o caminho de forma inédita e emocionante. A instalação de mais de 200 metros lineares contará com movimentos programados para surpreender os presentes. Ao seu redor, as palmeiras serão revestidas por luzes, enquanto algumas árvores do entorno também receberão um espiral de luzes.

De acordo com a Secult e com a Cemig, principais patrocinadoras do Luzes da Liberdade, outras a respeito da edição de 2021 do projeto serão divulgadas nos próximos dias.