FecharX

BH recebe novo espaço cultural dedicado ao escritor mineiro Fernando Sabino

Além da programação especial de inauguração, o local oferece uma série de atividades culturais e educativas para crianças e jovens



Créditos da imagem: Acervo Pessoal / Bernardo Sabino
Main 191315 fernando sabino arquivo pessoal edt
Redação Sou BH
11/10/18 às 15:06
Atualizado em 01/02/19 às 19:41

Um centro dedicado à memória do escritor mineiro Fernando Sabino começa a funcionar na capital mineira a partir desta sexta-feira (12), no Mercado Distrital do Cruzeiro. Com a proposta de promover a cultura e a educação entre jovens, o Espaço Cultural Encontro Marcado com Fernando Sabino, fica aberto de terça à domingo, de 8h às 17h30.

Para manter viva a memória do artista, a casa conta com uma exposição permanente sobre a vida e as obras de Fernando Sabino, uma sala de leitura com uma estante de livros autografados, um ambiente inspirado na casa do autor e uma réplica do banco da Praça da Liberdade, que inspirou o livro “Encontro Marcado”.

A inauguração acontece a partir das 09h e tem uma programação especial com diversas atrações artísticas gratuitas. Entre elas estão incluídas um workshop de desenho e pintura com representação livre dos personagens de Sabino; uma oficina de grafite com o objetivo de criar uma ponte entre o universo literário e o uso da imagem por meio da criação de um mural coletivo desenvolvido pelas crianças; e uma oficina de percussão com o grupo Karakuro, que resultará em uma mini-apresentação com as técnicas aprendidas durante a aula. 

Às 10h, o espetáculo “O menino Sabino’, desenvolvido pela Cia. Conta Cantos, reúne contação de histórias e música utilizando percussão, violão e voz. 

Já na parte da tarde, a partir das 12h30, a agenda de shows recebe o grupo Charanga Pop para realizar uma intervenção musical misturando instrumentos de sopro, percussão e guitarra. Em seguida, às 15h, o grupo Todo Cultura apresenta a peça “O mundo encantado de Sabino”, com a dramatização de cenas curtas, histórias e contos do escritor voltados para crianças.

Às 17h, o projeto Latinamérica une o violonista espanhol Júlio Ramirez aos mineiros João Vianna e Luciano Soares para uma apresentação de música flamenca e temas latinos.

À noite, a partir das 19h, o espaço cultural recebe o cantor Mário Noia com composições autorais e releituras de clássicos da MPB e da música baiana. Em seguida,
o grupo Ritmos Urbanos, encerra a programação com um passeio entre os vários estilos musicais brasileiros. 

Além disto, a inauguração da casa vai promover uma ação especial. A cada livro de Fernando Sabino vendido no evento, outro título publicado pela editora Record será doado à biblioteca de uma escola pública de Minas Gerais.