FecharX

Infecção intestinal seria a causa da morte da gorila Kifta

<p>O animal morreu no sábado (2), no Zoológico de BH</p>



Créditos da imagem: Divulgação
Main grey
Divulgação
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:46

A necropsia realizada pela Fundação Zoo-Botânica apontou que a causa da morte da gorila Kifta, de 12 anos, teria sido edema pulmonar agudo (acúmulo de líquido no pulmão) e colite hemorrágica difusa grave (infecção intestinal). Kifta foi encontrada morta no Zoológico de Belo Horizonte no último sábado (2). Outros exames laboratoriais complementares serão realizados e o relatório final deverá ficar pronto dentro de 30 dias

Kifta veio da Inglaterra, em agosto de 2011, junto com outra fêmea, Imbi, para fazer companhia a Idi Amin, que morreu em março de 2012, aos 38 anos, por insuficiência renal crônica.

Desde o último dia 25, a fêmea vinha apresentando sinais de indisposição intestinal, se alimentando menos do que o normal e demonstrando sinais de ligeira apatia. Em 28 de fevereiro, foi mantida em um ambiente separado de Imbi, sua companheira.

A vinda de um macho para Belo Horizonte estava sendo negociada com a Associação Europeia de Zoos e Aquários. Com a morte de Kifta, será feita uma avaliação para decidir se o projeto de trazer outros gorilas para Belo Horizonte será mantido.