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INSS altera regras para prova de vida e renovação de senhas dos beneficiários

Idosos e pessoas com dificuldade de locomoção poderão pedir comprovação de vida em suas residências com uso de biometria



Créditos da imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil
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Redação Sou BH
26/03/19 às 13:13
Atualizado em 26/03/19 às 13:20

As regras para prova de vida e renovação de senha de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão algumas mudanças. A partir desta terça-feira (26), os procedimentos podem ser executados por meio de atendimento eletrônico com a utilização de biometria, que deverá ser feita por um funcionário da instituição financeira pagadora ou com o uso de um representante legal ou procurador cadastrado no INSS.

Beneficiários com idade igual ou superior a 70 anos poderão solicitar a realização de prova de vida no INSS, sem a necessidade de comparecer à instituição financeira pagadora.

Para beneficiários com dificuldade de locomoção e idosos acima de 80 anos, poderá ser realizada pesquisa externa, com comparecimento à residência ou local informado no requerimento, para permitir a identificação do titular do benefício e a realização da comprovação de vida.

No caso de beneficiários com dificuldades de locomoção, o requerimento deve ser feito pelo interessado numa agência da previdência social, com comprovação via atestado médico ou declaração emitida por uma unidade de saúde. Os serviços devem ser agendados na Central 135 ou no Meu INSS.

O INSS poderá bloquear o pagamento do benefício encaminhado às instituições financeiras até que o atendido responda à convocação. “A prova de vida e o desbloqueio de crédito realizado perante a rede bancária será realizada de forma imediata, mediante identificação do titular, procurador ou representante legal”, informou o órgão.

Entenda

Desde 2012, segurados do INSS devem comprovar que estão vivos para manter o benefício ativo. O procedimento é obrigatório para todos que recebem pagamentos em conta-corrente, conta-poupança ou cartão magnético. A medida tem o objetivo de dar mais segurança ao cidadão e ao estado, pois evita pagamentos indevidos e fraudes.

A rotina é cumprida anualmente pela rede bancária, que determina a data da forma mais adequada à sua gestão – alguns bancos usam a data de aniversário do beneficiário enquanto outros utilizam a data de aniversário do benefício.