FecharX

João Doria será orador em cerimônia da Câmara Municipal; solenidade será marcada por protestos e ausências

Pastores, executivos e líderes políticos - entre eles Ciro Gomes (PDT) - serão alguns dos homenageados da noite



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
07/12/17 às 19:22
Atualizado em 01/02/19 às 19:14


Divulgação/João Doria/Câmara Municipal

João Doria (PSDB) será orador da solenidade de entrega do Grande Colar do Mérito Legislativo na Câmara Municipal nesta quinta-feira (7), a partir das 20h. O prefeito de São Paulo foi escolhido pela Mesa Diretora, que também contará com outros homenageados, a exemplo do também presidenciável Ciro Gomes (PDT), além de pastores, jornalistas e empresários.

A solenidade, que homenageará 48 pessoas consideradas notáveis em seus serviços ao país, será marcada pela ausência de alguns parlamentares que protestam contra a escolha de João Doria para o papel de orador. Pedro Patrus e Arnaldo Godoy (PT) repudiaram a decisão da Mesa Diretora em substituir a homenagem que seria feita à primeira vereadora de BH, Alaíde Lisboa. Para os parlamentares, a decisão foi tomada sem aviso prévio e não representa todos da Casa.

Inicialmente a filha de Alaíde seria a oradora da cerimônia, porém, Maria Lisboa declinou ao convite em resposta a recentes episódios de censura ocorridos na Casa. Mas, segundo os vereadores do PT, a homenagem ainda seria à primeira vereadora. “Sem um acordo prévio, a Mesa Diretora decidiu tirar a homenageada e colocar João Doria como orador. Por isso, nos recusamos a participar de uma solenidade infeliz que conta com um prefeito higienista, conhecido por suas políticas excludentes e que não tem ligação alguma com BH”, comenta Arnaldo Godoy em entrevista ao
SouBH.

Pedro Patrus também reforçou o posicionamento do colega de partido, confirmando a falta de comunicação da Mesa Diretora com o restante da Câmara. “Íamos homenagear entidades que não se sentiriam representadas pelo orador, entendemos que a Casa é política e democrática, porém, a forma como foi feita a mudança foi errada”, completa o vereador.

Com a mudança, o grande homenageado será o padre Cyr Assumpção, que presidiu a Câmara de BH há 70 anos. Normalmente, os escolhidos para receber a medalha são indicados pelos vereadores e pelo Conselho de Agraciamento, formado pelos membros da Mesa Diretora da Câmara. A lista de homenageados ainda inclui médicos, professores, empresários, líderes religiosos, entre eles cinco pastores, e políticos de destaque, além de empresas e entidades que tenham colaborado para o crescimento da cidade. 

A reportagem do SouBH tentou falar com a Mesa Diretora, mas não obteve sucesso até o fechamento deste texto.

Confira a lista completa
.