FecharX

Leonardo Braga é eleito vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo

A eleição ocorreu na sexta-feira (4), na sede da Belotur, durante 11° Reunião Ordinária da entidade



Créditos da imagem: Emauelle Viana​
Main 165706 mauro werkema ao lado recem eleito vice presidente leonardo braga
​Mauro Werkema, presidente do Comtur, ao lado recém eleito vice-presidente, Leonardo Braga e do presidente do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, Anderson Rocha
Redação Sou BH
08/09/15 às 16:58
Atualizado em 01/02/19 às 19:23

O coordenador do Conselho de Turismo da CDL/BH, empresário Leonardo Braga, foi eleito vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo de Belo Horizonte. A eleição ocorreu na manhã da última sexta-feira (4), na sede da Belotur, durante 11° Reunião Ordinária da entidade.

Braga, que cumprirá um mandato de dois anos no cargo, afirmou que o turismo é essencial para o desenvolvimento de um destino. “A atividade só será proveitosa para o visitante se o destino estiver indo bem. Portanto, vamos trabalhar para fortalecer e divulgar Belo Horizonte como um lugar ideal para a prática de lazer e entretenimento e, mais ainda, como um destino atraente para novos negócios”, destacou o vice-presidente.

Graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão de Negócios, Leonardo atua na área de comercio há 28 anos. Foi o primeiro presidente do CDL/Jovem - a primeira entidade jovem da área empresarial criada no Brasil. Leonardo também é membro do Conselho Estadual de Turismo de Minas Gerais.

Também durante a reunião, foram criadas seis câmaras temáticas para discussão de temas em torno da atividade turística da capital. O Conselho Municipal de Turismo, que é presidido pela Belotur, foi empossado no mês de julho pelo prefeito Márcio Lacerda. A entidade é composta por 26 entidades, sendo 11 do poder público, incluindo membros da Câmara Municipal, e 15 da sociedade civil de Belo Horizonte.

Conjunto Moderno da Pampulha

A diretora Museus e Centros de Referência da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, apresentou, aos membros do Conselho Municipal de Turismo, o processo da candidatura do Conjunto Moderno da Pampulha ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Feres falou também sobre os equipamentos que compõem o Conjunto, as intervenções feitas pela Prefeitura Municipal nos últimos anos, dentre outros aspectos importantes para a obtenção do título.

Segundo Luciana é importante que a candidatura seja amplamente divulgada para todos os públicos, incluindo os moradores de Belo Horizonte, para que eles reconheçam e ajudem a divulgar esse importante bem cultural da cidade. “Só se preserva aquilo que se reconhece e valoriza. Antes de pertencer à humanidade, o Conjunto Moderno da Pampulha pertence aos habitantes de Belo Horizonte e para que a candidatura tenha legitimidade, ela precisa ser abraçada e compreendida por todos”, disse.

Na ocasião, Luciana informou que o comitê do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (International Council of Monuments and Sites – ICOMOS) tem a previsão de visitar a capital no final de setembro para conhecer o Conjunto Moderno da Pampulha, bem como emitir parecer técnico sobre a candidatura. A decisão final da UNESCO, sobre a concessão do título, está prevista para junho de 2016.

Jogos Olímpicos

Também durante a reunião foi apresentada a participação de Belo Horizonte nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Segundo o assessor da presidência da Belotur, Glauco Carvalho, a capital mineira irá sediar 10 jogos de futebol, incluindo a disputa da Medalha de Bronze do futebol masculino, no dia 20 de agosto de 2016. A capital mineira também está na rota do revezamento da Tocha Olímpica, o que propiciará visibilidade e promoção turística internacional para a cidade, tendo em vista a repercussão que o símbolo olímpico tem no mundo.

E ainda, segundo Carvalho, a capital mineira hospedará a Associação Olímpica Britânica, com equipes de 17 modalidades, e a Associação Paralímpica Britânica, com competidores de 12 modalidades esportivas, que engrossam um time de cerca de 650 pessoas no total, entre atletas e comissões técnicas. “Além das delegações, essa movimentação olímpica traz para Belo Horizonte um público importante, como dirigentes, jornalistas e turistas que aquecerão a cadeia de prestação de serviço da capital, e, consequentemente, possibilitarão mais visibilidade para a cidade”, disse o assessor.

Fonte: Belotur