Lixômetro vai mensurar o lixo jogado no chão da Praça Sete
Equipamento ficará em exposição no coração de BH durante cinco dias

Quem passar pela Praça Sete nos próximos dias vai se deparar com uma nova intervenção urbana. Trata-se do Lixômetro, equipamento composto por três grandes caixas de acrílico que vai expor, ao longo de cinco dias, todo o lixo varrido no local. O objetivo, segundo a Prefeitura, é conscientizar a população sobre a conservação da cidade, sensibilizando as pessoas que transitam pelo Centro sobre a importância de colaborar com a limpeza, adotando atitudes corretas de destinação de resíduos. O equipamento está instalado próximo à Base Móvel da Guarda Municipal e a retirada será no próximo sábado (11/3).
“O Lixômetro vai receber todo o lixo recolhido na varrição da praça, com o objetivo de mostrar para a população a quantidade de lixo gerada no ‘coração de BH’. A intenção é que todos percebam o tamanho do problema que representa o lixo jogado nas ruas e a importância de todos colaborarem com a limpeza da cidade”, explica a chefe do Departamento de Mobilização e Políticas Sociais da SLU, Ana Paula Assunção.
Ao longo da semana, a equipe de Mobilização Social da SLU abordará comerciantes e pedestres, com informações e dicas de limpeza. Os garis vão retirar as pichações da Praça Sete e as localizadas nos quarteirões fechados, além de colocar novos adesivos em todas as lixeiras da região.
Apesar de o Hipercentro de Belo Horizonte ser varrido em média quatro vezes por dia, com garis trabalhando pela manhã, tarde e noite, a limpeza não permanece por muito tempo. Sem a participação da população, o esforço é em vão. Entre os resíduos mais comuns, descartados de forma inadequada pela população, estão o papel, embalagens plásticas de alimentos, pontas de cigarro, garrafas de vidro e restos de alimentos.