FecharX

Lixômetro vai mensurar o lixo jogado no chão da Praça Sete

Equipamento ficará em exposição no coração de BH durante cinco dias



Créditos da imagem: Amira Hissa/ PBH
Main whatsapp image 2023 03 07 at 11.40.37 jpg
Ao longo da semana, a equipe de Mobilização Social da SLU abordará comerciantes e pedestres, com informações e dicas de limpeza
Redação Sou BH
07/03/23 às 14:04
Atualizado em 07/03/23 às 14:04

Quem passar pela Praça Sete nos próximos dias vai se deparar com uma nova intervenção urbana. Trata-se do Lixômetro, equipamento composto por três grandes caixas de acrílico que vai expor, ao longo de cinco dias, todo o lixo varrido no local. O objetivo, segundo a Prefeitura, é conscientizar a população sobre a conservação da cidade, sensibilizando as pessoas que transitam pelo Centro sobre a importância de colaborar com a limpeza, adotando atitudes corretas de destinação de resíduos. O equipamento está instalado próximo à Base Móvel da Guarda Municipal e a retirada será no próximo sábado (11/3).

“O Lixômetro vai receber todo o lixo recolhido na varrição da praça, com o objetivo de mostrar para a população a quantidade de lixo gerada no ‘coração de BH’. A intenção é que todos percebam o tamanho do problema que representa o lixo jogado nas ruas e a importância de todos colaborarem com a limpeza da cidade”, explica a chefe do Departamento de Mobilização e Políticas Sociais da SLU, Ana Paula Assunção.

Ao longo da semana, a equipe de Mobilização Social da SLU abordará comerciantes e pedestres, com informações e dicas de limpeza. Os garis vão retirar as pichações da Praça Sete e as localizadas nos quarteirões fechados, além de colocar novos adesivos em todas as lixeiras da região. 

Apesar de o Hipercentro de Belo Horizonte ser varrido em média quatro vezes por dia, com garis trabalhando pela manhã, tarde e noite, a limpeza não permanece por muito tempo. Sem a participação da população, o esforço é em vão. Entre os resíduos mais comuns, descartados de forma inadequada pela população, estão o papel, embalagens plásticas de alimentos, pontas de cigarro, garrafas de vidro e restos de alimentos.