FecharX

Mercado Distrital do Cruzeiro espera aumento de vendas

Quarentena estimula pessoas a cozinharem em casa, com isso, lojas varejistas serão bastante demandadas por moradores da região



Créditos da imagem: Maíra Rolim
Main jo%c3%a3o morais   cr%c3%a9dito ma%c3%adra rolim.. capa
Redação
02/08/20 às 18:00
Atualizado em 02/08/20 às 18:00

A crise do coronavírus que vem afetando a economia não deve comprometer as vendas de Dia dos Pais do Mercado Distrital do Cruzeiro. O centro de compras da região Centro-Sul de Belo Horizonte, conhecido pela grande variedade de produtos (desde o comércio de frutas e legumes até aqueles destinados à gastronomia sofisticada), espera um aumento de 20% nas vendas do Dia dos Pais em relação a mesma data do ano passado.

Segundo o empresário João Morais, proprietário de uma das 50 lojas do espaço, a Royal Mercearia, e membro do grupo administrador do mercado, essa perspectiva otimista é explicada, basicamente, pelo fato do centro de compras pertencer ao grupo de atividades consideradas essenciais, que não foram fechadas conforme o decreto da prefeitura para conter o avanço da Covid-19 na cidade. “Como as pessoas estão em casa nesta quarentena e, naturalmente, não poderão almoçar fora, o caminho é optar por cozinhar no conforto do lar. Sendo assim, a demanda de clientes para as compras dos itens do almoço de domingo vai aumentar”.

Morais também acrescenta que o Mercado do Cruzeiro faz parte da identidade cultural de várias famílias que moram no bairro Cruzeiro e redondezas.  Com isso, muitos pais, por exemplo, criaram a rotina de ir às compras básicas acompanhados dos filhos e netos. “É de praxe: na semana que antecede as datas comemorativas, como essa que se aproxima, é natural um aumento na demanda”, diz.

Além do interesse do público pelos hortifrutis, João espera, também, que os lojistas que vendem bebidas (vinhos, cervejas e espumantes) e carnes tenham um Dia dos Pais bastante rentável. “Esse é o Dia dos Pais onde o cozinhar em casa será, sem dúvida, o comportamento uníssono para todos os consumidores”. O mercado oferece kits para feijoada, peixes e frutos do mar de qualidade, carnes porcionadas, queijos e muitas opções de antepastos, além de produtos naturais. “É possível, ainda, montar uma bela cesta com produtos do mercado para presentear”, sugere o administrador.

Comerciantes estão otimistas

Proprietário da Andrade Frutas, um dos estabelecimentos mais antigos do mercado, o comerciante Ercy Marcelino, que herdou o negócio do pai, nutre o mesmo otimismo de João Morais em relação ao segundo domingo de agosto. Com produtos, cujos preços variam entre R$ 1,99 a R$ 2,99, ele confia na fidelidade da clientela. “Conheço muitos dos meus clientes pelo nome. Eles estão comigo há anos. Acredito, inclusive, que o nosso diferencial é justamente a relação próxima com o consumidor, muito rara de ser encontrada nos estabelecimentos das grandes cidades. Esse clima de interior no coração de uma metrópole é o encanto do ‘Cruzeiro’ e isso chega até o público.”

Outro que também sempre acredita no potencial de vendas das datas afetivas, é o dono da Léo Utilidades Domésticas, Marcos Cordeiro. O pequeno empresário espera faturar 40% a mais na semana que antecede o Dia dos Pais em comparação a um dia atípico. Em seu estabelecimento, os clientes podem encontrar muita oferta de presentes, desde faca para chef de cozinha, canecas para café a ferramentas. “Temos produtos tanto para quem está com o bolso apertado, mas não quer abrir mão de presentear, quanto para aqueles que desejam impressionar”. O preço dos itens disponíveis na loja varia de R$ 12,90 a R$ 300.

E as estratégias de venda de Cordeiro, que administra o negócio ao lado da esposa, são diversas. Da forma como o cliente solicitar a entrega, ele faz. “Vendo pelo Whatsapp, no balcão e tanto minha filha quanto outros colegas lojistas aqui do Mercado ajudam nas entregas, quando o cliente prefere não vir à loja. É um trabalho feito em cooperação”.