FecharX

Mesa Brasil Musical alia cultura e solidariedade

<p>Projeto do Sesc Minas alavanca o Mesa Brasil, rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício</p>



Créditos da imagem:
Main mesa brasiladrianacalcanhotto
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:12

Promover a cultura, democratizando seu acesso, é um dos objetivos do Serviço Social do Comércio (Sesc). Com isso em mente, o Sesc Minas elaborou o projeto Mesa Brasil Musical, como um braço do projeto nacional Mesa Brasil, verdadeiro programa de segurança alimentar e nutricional . O objetivo é convidar grandes nomes da música brasileira, representativos das cinco regiões do país, para se apresentar na capital mineira, permitindo a entrada mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível.

Segundo explicou Gustavo Guimarães Henrique, superintendente de Cultura do Sesc, ?a ideia é facilitar o acesso à cultura e aumentar a arrecadação de alimentos do programa Mesa Brasil. Dessa forma, além de ganhar visibilidade, trabalhamos dois objetivos em um?. O que vai de encontro à essência do projeto, criado não só para combater a fome e o desperdício, mas para promover a cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social.

Coordenado pelo Departamento Nacional do Sesc, o programa atua em Minas Gerais desde 2003, composto por ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou que estão fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos. Busca o alimento onde sobra e entrega onde falta, incentivando a solidariedade e o desenvolvimento comunitário. ?São 92 empresas doadoras e 561 instituições sociais beneficiadas. A ponte entre elas é feita por voluntários, aproximadamente 210, que atuam na coleta, separação e distribuição dos itens arrecadados?, afirmou Gustavo Guimarães Henrique.

Para dar início as apresentações do Mesa Brasil Musical, Adriana Calcanhotto sobe ao palco do Sesc Palladium, hoje (22). Representando o Sul do Brasil, ela apresenta o show ?Olhos de Onda?. A próxima convidada é Fafá de Belém, representante da região Norte, com data prevista para 15 de julho. Se você se interessou pela iniciativa, pode contribuir doando alimentos em troca de ingressos, e, até mesmo, se inscrevendo como doador, voluntário ou indicando uma instituição para ser beneficiada, entrando em contato pelo telefone (31) 3222 5118.

Saiba mais sobre o Mesa Brasil