Sindimetro, que defende a categoria, definiu que não haverá circulação de trens nos demais horários
O metrô de Belo Horizonte permanece em greve por tempo indeterminado. Porém, nesta semana, os trens devem funcionar em horários específicos para atender a população. As viagens vão ocorrer somente nos horários de pico, ou seja, das 5h30 às 10h e das 16h30 às 20h. Não haverá circulação de trens nos demais horários.
Caso a categoria descumpra essa escala mínima, o Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro-MG) estará sujeito a multa diária de R$ 30 mil. A determinação é do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que notificou o Sindimetro-MG na última quinta-feira (23). Até sexta-feira (24), segundo dia de greve, não houve circulação de metrô, e as estações estavam fechadas.
Ainda na sexta, os trabalhadores realizaram assembleia e votaram pela continuidade da greve, mas dessa vez com cumprimento da escala mínima, com 100% dos trens operando somente no horário de pico. O funcionamento parcial do metrô está ocorrendo desde sábado (27).
Às 14h desta segunda, ocorrerá audiência de conciliação no TRT que pode alterar os próximos passos da greve. O encontro contará com representantes do Sindimetro-MG, da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e da Advocacia-Geral da União (AGU).