FecharX

Toda a rede estadual de ensino tem as aulas suspensas em Minas

Escolas particulares também pretendem fechar as portas; eventos oficiais foram cancelados



Créditos da imagem: Soni's Photography / Shutterstock.com
Main soni sphotography.capa
Clara Mariz *
17/03/20 às 12:00
Atualizado em 21/05/20 às 13:14

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), decretou no último domingo (15) o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19, conhecido também como novo coronavírus. O programa irá ampliar as ações de prevenção e combate à doença em órgãos e entidades da administração estadual.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, até o momento, seis casos foram confirmados em Minas, e houve 511 casos notificados de infecção humana. Destes, quatro foram confirmados, 85 descartados, e 420 estão sendo investigados. As pessoas que estão com o vírus residem em Belo Horizonte, Ipatinga, Juiz de Fora, Divinópolis e Patrocínio.

Para tentar controlar a transmissão do vírus, o Governo decretou um recesso escolar a partir da próxima quarta-feira (18), em todas as escolas da rede estadual. A medida vale até o dia 22 de março. Segundo o líder do executivo, a ação é preventiva e não há motivo para pânico. “Tudo isso faz parte de um conjunto de ações para resguardar a saúde de todos os mineiros e proteger nossos cidadãos. Prevenção sempre será o melhor remédio”, afirmou. Os eventos oficiais também foram cancelados pelos próximos 30 dias.

O Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG) determinou, na noite de ontem, que as aulas da rede particular de ensino também sejam suspensas no período de 18 a 31 de março. As escolas que não respeitarem a determinação da justiça poderão pagar multa de R$30 mil por dia.

Saúde pública

Na última quinta-feira (12) Minas Gerais declarou situação de emergência em saúde púbica devido ao surto de Coronavírus. O Decreto 113 declara a importância de medidas individuais e coletivas para prevenir o aumento de casos da doença em todo o território.

Em entrevista para o portal Sou BH a médica Marta Elena Scandalo de Freitas, clínica, o grupo de risco que mais exige atenção são os idosos, crianças e portadores de doenças crônicas, como: problemas renais, cardíacos ou que tenham a imunidade reduzida. Ela chamou a atenção também para os sintomas da doença: febre, cansaço, tosse seca, dores, congestão nasal, coriza e diarreia. Fique atento aos sinais.

Confira as recomendações da Secretaria de Estado de Saúde e do Centro de Operações de Emergência em Saúde, para evitar o maior contagio do Coronavírus:

- Reduzir o contato social, evitando locais fechados e com aglomeração de pessoas, principalmente idosos, doentes crônicos e imunossuprimidos;
- Evitar o contato físico como aperto de mãos, abraços e beijos;
- Evitar, suspender ou adiar viagens para locais com casos de Covid-19;
- Evitar o compartilhamento de objetos, dormitórios, alimentos e bebidas;
- Afastar das atividades laborais pessoas que estejam regressando do exterior por um período de sete dias, quando possível;
- Adotar medidas de higiene das mãos e etiqueta respiratória (conjunto de medidas que devem ser adotadas ao tossir e espirrar);
- Ofertar álcool em gel nos estabelecimentos com circulação de pessoas, como restaurantes, farmácias, etc;
- Realizar a limpeza e desinfecção de objetos e superfícies que sejam tocados com frequência, utilizando água e sabão ou friccionar com álcool 70%;
- Manter os ambientes abertos e arejados naturalmente;
- Manter uma distância social de no mínimo dois metros;
- Suspender ou adiar, quando possível, eventos de massa ou atividades que tenham público superior a 100 pessoas;
- Optar por eventos com transmissão virtual ou em locais abertos;
- Em caso de sintomas, procurar atendimento médico.

*sob supervisão da jornalista Bárbara Batista