FecharX

Minas Gerais começa a aplicar dose de reforço contra a covid-19 em setembro

Terceira dose será destinada para a população idosa e pessoas com baixa imunidade



Créditos da imagem: Pixabay
Main file 20210425 13 18kjzlj
A variante delta já é predominante nas amostras de coronavírus que passam por estudo genômico em Minas Gerais
Redação Sou BH
27/08/21 às 10:52
Atualizado em 27/08/21 às 10:52

Minas Gerais vai começar em setembro a aplicação da dose de reforço da vacina contra covid-19. O esquema vacinal será feito com um imunizante diferente do que foi administrado anteriormente e, neste primeiro momento, a terceira dose será destinada para a população idosa e pessoas com baixa imunidade.

“Em reunião realizada com o Ministro da Saúde, ficou estabelecida a vacinação de reforço em todo o país. Em Minas, daremos início, no próximo mês, à aplicação das doses de reforço nos idosos, acima de 80 anos, e pessoas imunossuprimidas. E, depois, vamos avançando para as idades e grupos vacinados a mais tempo”, disse o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, em coletiva realizada nesta quinta-feira, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Com relação à estratégia vacinal para o reforço, o secretário ressaltou que serão utilizadas três plataformas diferentes, sendo uma da Coronavac, uma da Pfizer e uma da AstraZeneca e Janssen. "Ou seja, quem completou o esquema vacinal com a CoronaVac, receberá a 3ª dose da Pfizer, Astrazeneca ou Jansen”, explicou.

Variante Delta

Considerada de transmissão comunitária em Minas, a incidência da variante Delta vem registrando crescimento nas amostras analisadas. “Dentro das 200 amostras semanais avaliadas, por meio de estudos genômicos, ela já aparece na maior parte delas, ou seja, é a variante predominante no estado. Até o momento, já foram identificados 101 casos de Delta que estão distribuídos, principalmente, nas regiões Centro, Sudeste, Leste do Sul e Noroeste”, informou.

O secretário alertou que os cuidados sanitários devem ser mantidos, independente da variante que circula no país. “As medidas de prevenção continuam sendo uso de máscara, manter distanciamento social, realizar frequentemente a higienização das mãos e vacinação com as duas doses. Todas as vacinas se mostraram eficazes com o esquema completo”.

Até o momento, 35 municípios mineiros já oficializaram a conclusão da aplicação da primeira dose (D1) em 100% da população acima de 18 anos ou mais de idade, são eles: Abadia dos Dourados, Aimorés, Arapua, Berilo, Cachoeira Dourada, Chapada Do Norte, Confins, Córrego Danta, Couto De Magalhães De Minas, Cristais, Divino Das Laranjeiras, Dom Viçoso, Dores De Campos, Estrela do Indaiá, Fernandes Tourinho, Francisco Badaró, Grupiara, Itamarati De Minas, Jenipapo de Minas, Laranjal, Materlândia, Matutina, Natercia, Oliveira Fortes, Pains, Pedra Do Indaiá, Pequeri, Presidente Kubistchek, Rio Doce, Santo Antônio Do Monte, São Geraldo, São João Das Missões, Serra da Saudade, Virgem Da Lapa e Virgolândia.