FecharX

Mineirão é o 1º em sustentabilidade no Brasil

<p>Estádio de Belo Horizonte ganhou o selo concedido pela Green Building Council Institute</p>



Créditos da imagem:
Main 0207 mineirao
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:15

O Mineirão é o primeiro estádio brasileiro e o segundo do mundo a receber o selo Platinum, categoria máxima de certificação ambiental Leedership in Energy and Environmental Design (LEED), concedida pela Green Building Council Institute (GBCI). A conquista é resultado de ações ambientalmente sustentáveis implementadas desde o começo das obras de modernização da nova arena, em janeiro de 2010, por meio de um rigoroso controle dos documentos exigidos pela empresa responsável pela certificação.

?A conquista da certificação é fruto de um trabalho rigoroso desenvolvido desde o momento da concepção do novo estádio, em que responsabilidades ambiental, social e financeira foram devidamente planejadas e, agora, reconhecidas", destaca Tiago Lacerda, secretário de Estado de Turismo e Esportes de Minas Gerais (Setes).

O estádio alcançou 81 dos 110 pontos concedidos para a concessão do selo máximo e se destacou em vários quesitos, como Eficiência da Água (atendendo 10 dos 10 requisitos apontados) e Energia e Atmosfera (completando 32 dos 35 requisitos).

Várias ações de sustentabilidade adotadas na reforma e operação do novo Mineirão destacaram-se neste processo. Uma delas foi o sistema de lavagem dos pneus dos veículos que transitaram pelo canteiro de obras para diminuir sujeira e poeira nas vias públicas. A água usada nesta ação foi captada por calhas e destinada para um sistema de tratamento, sendo tratada e bombeada para uma caixa d´água, voltando a abastecer o sistema de lavagem. A prática gerou economia de aproximadamente 18 mil litros de água por dia e cerca de R$ 500 mil.

Fonte: Setes-MG