FecharX

Mineiros do interior leem mais do que a média nacional

<p>O índice de leitura em oito cidades-polo do interior de Minas Gerais é superior à média nacional</p>



Créditos da imagem: Ignácio Costa
Main grey
Ignácio Costa
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:56

Levantamento inédito divulgado nesta terça-feira (13) pela Câmara Mineira do Livro (CML) revela que o índice de leitura em oito cidades-polo do interior de Minas Gerais é superior à média nacional. Ao todo, foram entrevistadas 1.100 pessoas entre 10 de março e 20 de junho deste ano, em Teófilo Otoni, Poços de Caldas, Juiz de Fora, Uberlândia, Divinópolis, Governador Valadares, Patos de Minas e Montes Claros. O estudo mostra que o número de livros ? ou partes de livros ? lidos nos últimos 12 meses nesses municípios é praticamente o dobro se comparado à média brasileira ? 6,55 contra 3,6.

De acordo com o presidente da CML, Zulmar Wernke, as cidades pesquisadas foram escolhidas devido ao seu papel polarizador nas regiões onde estão situadas. Foram analisados aspectos como hábitos e frequência de leitura, além de materiais e equipamentos culturais utilizados pelos entrevistados.

Segundo ele, as oito cidades mineiras possuem boa infraestrutura educacional, com uma oferta adequada de escolas públicas e privadas, universidades, infraestrutura de serviços educacionais e culturais, grande número de habitantes, setor industrial diversificado, presença de agronegócios. Essas características tornam estas cidades atrativas para as populações dos municípios vizinhos, que buscam nas cidades-polo serviços e produtos que necessitam.

Melhores desempenhos

As cidades que apresentam os melhores índices de leitura são Poços de Caldas, com 9,78 livros ao ano, e Juiz de Fora, com 8,14. O último Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Poços de Caldas ficou na faixa de 0,779. A cidade tem 94 escolas públicas e particulares, das quais 52 possuem bibliotecas. Além disso, conta com três bibliotecas municipais, três universidades públicas e seis particulares.

Em Juiz de Fora (IDH de 0,778), o setor de educação também é bem estruturado. São 372 escolas públicas e particulares, contabilizando 268 bibliotecas escolares. O município conta, ainda, com diversas faculdades privadas (onde há bibliotecas) e com a Universidade Federal de Juiz de Fora.

O estudo indica que, quanto à natureza das demandas para leitura, destacam-se a Bíblia, obras de literatura, livros esotéricos e religiosos, didáticos e universitários, seguidos por histórias em quadrinhos e títulos de poesia.