FecharX

Monumento aos doadores de órgãos é inaugurado em BH

<p>Cerimônia contou com a participação da cantora Fernanda Takai</p>



Créditos da imagem:
Main 0107 almg
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:15

Ontem (30), em solenidade realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, um monumento em homenagem aos mineiros doadores de órgãos e tecidos foi inaugurado. O evento contou com a presença de autoridades, personalidades, parentes de doadores e representantes do Complexo MG Transplantes, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e da Secretaria de Estado de Saúde.

A cantora Fernanda Takai fez uma apresentação musical em celebração ao monumento feito em bronze e assinado pelo artista Leo Santana. Ao final, Takai disse que, desde nova, é doadora de órgãos. ?Quando me tornei artista, sempre me preocupei em disseminar a ideia. Não tenho casos de transplantados na família, mas entendo que este é um gesto de amor e de celebração à vida?, concluiu.

Foto: Guilherme Bergamini
Fernanda Takai apoia a campanha de doação de órgãos e tecidos. Foto: Guilherme Bergamini

O monumento é formado por duas esculturas de pessoas comuns, em tamanho natural, observando os nomes dos doadores de órgãos, que serão inscritos em 48 placas de aço. Inicialmente ele conta com 500 assinaturas, mas esse número pode chegar a 24 mil - as demais serão acrescentadas assim que as famílias autorizarem. Para o artista Leo Santana, este é um dos seus trabalhos mais importantes. "Foi a coisa que mais me emocionou em mais de 20 anos de carreira", afirmou, em entrevista à imprensa.

O presidente da ALMG, Dinis Pinheiro, destacou que nenhum momento o emocionou mais que este em seus 20 anos no Parlamento mineiro. Segundo ele, é preciso refletir para que cada pessoa faça o melhor em benefício do próximo. ?Doar é um ato de fé e amor. Não há nada mais nobre do que contribuir para salvar vidas?, disse.

A mãe do doador Thiago Santos, Aparecida Santos, fez um discurso emocionado, em que agradeceu a homenagem e defendeu a importância da disseminação da ideia da doação de órgãos e tecidos. De acordo com ela, que perdeu o filho de 26 anos há cerca de três anos, apesar da dor é preciso ver a doação como uma forma de manter viva a existência dos entes queridos.

Minas Gerais atualmente ocupa a segunda colocação do Brasil em quantidade de transplantes realizados. São 12,7 doadores para cada um milhão de pessoas - número 3,5 vezes maior do que o registrado em 2006, quando existiam 3,6 doadores por milhão de habitantes.

Segundo o MG Transplantes, em 6 de junho de 2014, 2.376 pessoas estavam aguardando um órgão. Dessas, 2.056 aguardavam um rim, 233 uma córnea, 31 coração, 25 pâncreas e 10 esperavam por um pulmão. Apesar do grande número de pessoas que aguardam o rim, de acordo com a instituição, a córnea é o órgão mais transplantado. Em último lugar se encontra o pulmão, com apenas dois transplantes em 2013.

Com informações da ALMG.