Joyce Lobato Campos faleceu aos 93 anos e era a última familiar que teve contato direto com o autor
Joyce Lobato Campos, neta do autor Monteiro Lobato (1882-1942) e que inspirou algumas das mais memoráveis histórias do “Sítio do Picapau Amarelo”, faleceu neste domingo (28), aos 93 anos. Joyce era a última familiar de Monteiro Lobato que teve contato direto com o autor.
Os detalhes do velório foram divulgados pela família, que escolheu o Monumental Grupo Bom Pastor, localizado no Alto da Boa Vista, em Limeira, São Paulo, para as últimas homenagens. A cerimônia está marcada para esta segunda-feira (29), começando às 15h, com o enterro previsto para às 17h. Em um pedido especial, a família optou por orquídeas em vez de coroas de flores, como uma forma de homenagem a Joyce.
A ligação de Joyce com as histórias do “Sítio do Picapau Amarelo” vai além do laço familiar com Monteiro Lobato. Durante os 18 anos de convivência com o autor, ela não apenas inspirou várias passagens das obras, como também emprestou trejeitos e hábitos para alguns dos personagens mais queridos pelo público. Um exemplo notável é o livro “A Reforma da Natureza”, publicado em 1939, que carrega a essência de suas inspirações.
Além do legado literário, Joyce e os demais herdeiros de Monteiro Lobato recentemente firmaram um contrato com o SBT para o licenciamento de produtos relacionados ao “Sítio do Picapau Amarelo” e a produção de uma série infanto-juvenil educativa, prevista para este ano.