FecharX

Mostra de Tiradentes exibe 134 filmes na cidade mineira

<p>O festival começa nesta sexta-feira (24) e vai até o dia 1º de fevereiro</p>



Créditos da imagem: Divulgação
Main 2 tiradentes
Divulgação
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:58

Começa nesta sexta-feira (24) a 17ª Mostra de Cinema de Tiradentes, realizada na cidade histórica mineira até o dia 1º de fevereiro de 2014. O festival vai apresentar ao público mais de 100 filmes em pré-estreias nacionais e mundiais, oficinas, debates, seminário, exposições, lançamento de livros, teatro de rua, shows musicais, performance, encontros, diálogos e atrações artísticas, numa programação abrangente e gratuita a um número de participantes estimado em 35 mil pessoas.

A abertura da mostra terá performance audiovisual comandada por André Amparo e Chico de Paula, com participações de Dj Carou e Maurício Tizumba, e vai apresentar temática, homenagem, programação e conceito do evento deste ano. Na ocasião, o homenageado desta edição, o ator paulista Marat Descartes, receberá o Troféu Barroco. O público poderá assistir a seu mais novo trabalho, o inédito ?Quando Eu Era Vivo?, dirigido por Marco Dutra e tendo ainda no elenco Antônio Fagundes e Sandy Leah.

A temática central da 17ª Mostra põe em evidência os ?Processos Audiovisuais de Criação?. A ideia surgiu da percepção de que a produção inventiva apresentada anualmente nas telas de Tiradentes tem se mostrado cada vez mais moderna e original, não apenas na maneira de se apresentar aos olhos do espectador, mas também nos bastidores e nos sets de filmagem. ?A pluralidade de conteúdos audiovisuais advindos das mais diversas fontes expressa a programação desta edição, que reafirma o compromisso com o cinema brasileiro, com a sociedade que o origina, com as representatividades políticas, com as mudanças, influências e tendências do audiovisual?, afirma a coordenadora geral da Mostra, Raquel Hallak.

Ao todo serão exibidos 134 filmes ? 29 longas, 4 médias e 102 curtas-metragens, distribuídos em 54 sessões de cinema em três espaços de exibição e vindos de oriundos de 16 estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Sergipe, Maranhão, Distrito Federal e Amazonas. A seleção de longas está organizada em seis mostras temáticas ? Homenagem, Aurora, Autorias, Transições, Sui Generis e Praça, enquanto a de curtas em 10 mostras ? Homenagem, Foco, Panorama, Praça ,Autorias, Sui Generis,Cena Mineira, Cena Regional, Formação, Mostrinha e Jovem. Os médias, uma das novidades desta edição, estão incluídos na programação de acordo com seus perfis estéticos.

Nos curtas-metragens, São Paulo, tradicionalmente o estado com maior número de inscritos e selecionados, tem 29 curtas na grade e viu Minas Gerais chegar bem perto no número de filmes escolhidos pelos curadores. Foram selecionados 25 curtas mineiros, de uma produção cada vez mais notória em quantidade e qualidade. A Mostra Cena Mineira, que apresenta a diversidade de olhares do Estado onde o evento é realizado, vai exibir 12 filmes, e os outros selecionados estão distribuídos em outras seções temáticas. Da Paraíba, seis selecionados; do Rio de Janeiro foram escolhidos 12 filmes; Pernambuco se apresenta nesta edição com 6 obras, seguido do Paraná (4 filmes) e Ceará (3 curtas).

Sete longas-metragens inéditos foram selecionados para a edição 2014 da Mostra Aurora, segmento competitivo da 17ª Mostra de Cinema de Tiradentes.  São eles: ?A Vizinhança do Tigre? (MG), de Affonso Uchôa; ?Aliança? (MG), de Gabriel Martins, João Toledo e Leonardo Amaral; ?Bat-Guano? (PB), de Tavinho Teixeira; ?Branco Sai Preto Fica? (DF), de Adirley Queirós; ?O Bagre Africano de Ataleia? (MG), de Aline X e Gustavo Jardim; ?Aquilo que Fazemos com as Nossas Desgraças? (PR), de Arthur Tuoto; e ?A Mulher que Amou o Vento? (MG), de Ana Moravi. Todos serão avaliados pelo Júri da Crítica, composto de profissionais do pensamento cinematográfico, e pelo Júri Jovem, formado na Oficina de Análise de Estilos Cinematográficos, ministrada por Cléber Eduardo na 7ª Mostra CineBH em outubro de 2013.

Pelo segundo ano consecutivo, o escolhido como melhor filme da Mostra Aurora segundo o Júri da Crítica vai ganhar o Prêmio Itamaraty, no valor de R$ 50 mil.