FecharX

Mulheres do Corpo de Bombeiros viram personagens em grafite no muro do Primeiro Batalhão

Trabalho será um presente para as bombeiras que estão completando 25 anos na corporação



Créditos da imagem: Divulgação/Minas de Minas Crew
Main 133606 whatsapp image 2018 11 29 at 09.52.32 1
Redação Sou BH
29/11/18 às 14:39
Atualizado em 01/02/19 às 19:45

Uma homenagem à presença feminina no Corpo de Bombeiros está chamando a atenção de quem passa pelo Primeiro Batalhão da avenida Afonso Pena, na região Centro-Sul de BH. Feito pelas mãos das grafiteiras do Minas de Minas Crew, o mural traz representatividade e um tributo aos 25 anos das mulheres na corporação de Minas Gerais. O trabalho foi finalizado na noite de quarta-feira (28) e será entregue como um presente às militares do batalhão em uma solenidade no dia 3 de dezembro.

O trabalho do grupo de grafiteiras Krol, Viber, Musa e Nica, integrantes do Minas de Minas Crew, era fazer uma homenagem que mostrasse a importância do marco conquistado pelas bombeiras na corporação.

“[Os tenentes Fábio Gomes e Pedro Aihara] entraram em contato comigo para discutir sobre o projeto. Eles conheciam o nosso trabalho e viram que tinha muito a ver com a homenagem que eles queriam. Então, criamos um painel que tinha muita representatividade e mostrasse o tamanho e os diferentes tipos de trabalho que a mulher desempenha nos Bombeiros”, conta Carolina Jaued, ou Krol.

O painel, que possui 40 metros de extensão, foi pintado em dois dias e utilizou cerca de 50 litros de tinta látex. O grafite mostra os papéis da mulher nos diferentes setores do Corpo de Bombeiros, sendo como combatente, artista ou técnica.

Para além da homenagem

Com 25 anos do início da presença feminina na corporação, os tenentes Fábio Gomes e Pedro Aihara, que trabalham na área de comunicação, queriam fazer uma despedida diferente para as bombeiras que estão para se aposentar – a aposentadoria de mulheres no Corpo de Bombeiros é mais cedo e algumas que entraram em 1993 já estão se despedindo da instituição.

“Pensamos em fazer uma homenagem a esse grupo tão especial. Tem 25 anos que elas entraram na corporação quebrando paradigmas e algumas estão aposentando e queremos nos despedir à altura”, afirma o tenente Fábio. Que ainda comenta que o mural era uma surpresa e será apresentado oficialmente para as colegas do Corpo de Bombeiros em uma solenidade dia 3 de dezembro, no Primeiro Batalhão, local que recebeu o primeiro curso de formação de mulheres da capital.

Para o bombeiro, o mural era uma bela forma de exaltar a importância das mulheres e também difundir a arte do grafite na cultura militar, quebrando também esse paradigma na instituição.

Esse também foi um ponto especial para Krol. A artista acredita que a temática foi muito importante para a execução do trabalho e proporcionou uma experiência diferente para o grupo. “O tempo delas na corporação foi um ponto marcante, porque mostra o caminho que as mulheres trilharam e ainda devem trilhar nos Bombeiros. Mas o trabalho também foi diferente por estarmos levando o grafite para a área militar, algo que não imaginávamos”, comenta a grafiteira