Variedades

7 tendências do mundo pós Covid-19

Não apenas no mercado, as mudanças trazidas pela pandemia foram sentidas e impactam diretamente a forma de viver das pessoas


Créditos da imagem: shutterstock.com

Redação

|
27/01/21 às 13:33
compartilhe

Especial
publicitário – Este material é patrocinado* 

Não resta dúvidas que 2020 foi um ano que marcará a história mundial!
Nunca antes empresas de todos as nações foram obrigadas a parar ou reduzir
drasticamente o funcionamento. Centenas e centenas de processos interrompidos e
milhares de operações que tiveram que se adaptar às novas regras de funcionamento.
Não só apenas no contexto mercadológico, mas no âmbito privado as mudanças
foram sentidas e impactaram diretamente a forma de viver das pessoas. É
inevitável que o mundo pós covid-19 será outro e precisamos estar atentos a
essas novas formas de funcionamento da sociedade.

 

Mudança de
valores

Um dos valores que foi fortalecido com todas as dificuldades geradas
pelo Covid é: menos é mais! A ideia de que não precisamos de tantas coisas e a
valorização do simples se tornou um dos pilares do pensamento humano.

O fato de as pessoas terem que frear a rotina de trabalho gerou a
convicção de que podemos viver com menos e que a vida é mais do que correr
atrás de dinheiro. Esse conceito também está presente na valorização da
natureza, da vida e das relações humanas. Por isso, toda empresa que aspire
crescer no mundo pós covid, precisa saber que a sociedade não é mais como antes
e que os valores mudaram profundamente.

Portanto, o motivo pelo qual as pessoas irão comprar seu produto precisa
sim estar ligado aos novos conceitos.

 

Ensino à
distância

As aulas presenciais já estão há mais de 10 meses paralisadas e ao que
tudo indica não irão voltar tão cedo. Além de todas as medidas de proteção
contra o vírus, os pais estarão mais cautelosos quanto a aglomeração dos filhos
no ambiente escolar. Mesmo com proteções e possível uso da vacina, a sociedade
está mais receosa e consciente quanto aos riscos de grandes grupos reunidos.

Além disso, muitas pessoas que participaram da experiência do ensino à
distância perceberam vantagens das quais não conseguirão abrir mão. Por isso, o
ensino à distância é sim uma forte tendência do mundo pós covid-19.

 

Crescimento
do mercado on-line

A Amazon, Magazine Luiza e outras empresas focadas no mercado on-line
apresentaram números exorbitantes de vendas durante e pós período de
quarentena.

O mundo já sabia que a venda on-line era uma tendência, mas ela se
intensificou e ampliou para mercados até então pouco difundidos, como compras
de alimentos do supermercado, verduras e até produtos de higiene pessoal.

As empresas que ainda não souberam se adaptar ou possuem um sistema com
baixa usabilidade ficarão para trás nessa concorrida corrida que é a internet.

 

Automatização
e robotização dos processos

A necessidade de redução do contato humano provocou o investimento em
automatização e robotização dos processos. Serviços como
outsourcing de impressão (https://copygreen.com.br/o-que-e-outsourcing-de-impressao/) que
automatizam o setor de cópias, automação
industrial
e uso de sistemas de monitoramento, além de facilitar e gerar
agilidade aos processos, também aumentam a produtividade e reduzem o contato
humano.

Várias empresas aproveitaram o momento delicado do mundo para investir
ainda mais na automatização das empresas com uso de Big Data, inteligência
artificial e robótica!

 

Terceirização
de serviços

Esse era um tipo de trabalho que já vinha crescendo antes da pandemia.
As empresas estão passando por um processo de se tornarem cada vez mais
especializadas no ramo em que atuam e os serviços secundários passam a ser
terceirizados por empresas experts no assunto.

Um bom exemplo é o marketing (https://voarcomunicacao.com.br/)! É cada
vez mais comum a terceirização do setor de marketing, TI,
impressão (https://copygreen.com.br/),
contabilidade. Por que investir em todos os tipos de profissionais, quando na
verdade você pode oferece um único tipo de produto ou serviço?

Ao invés de agregar todos os setores na sua empresa, é muito melhor
deixar as áreas menos cruciais nas mãos de especialistas e focar no setor mais
lucrativo do negócio.

Além disso, com a questão da pandemia, ficou ainda mais vantajoso não
ter todas as equipes aglomeradas.

 

Trabalho à
distância

Um dos benefícios que foram percebidos durante a pandemia é o valor do
trabalho remoto. Obviamente esse serviço não se aplica a todos os setores, mas
em muitas atividades, como contabilidade, administração, financeiro, TI foi
percebido uma melhora na produtividade e na qualidade de vida dos profissionais
que trabalham no modelo home office.

Além disso, para a empresa também houve redução de custos ligados a
locação de espaço, transporte e custos internos da empresa com luz, água e
outros materiais de manutenção.

Sem sombras de dúvidas, essa é uma experiência que veio para ficar para
muitos negócios.

 

Intensificação
nos cuidados de higiene

Além da mudança de valores, houve também uma mudança de comportamentos.
As pessoas se tornaram mais cautelosas quanto a higiene, fazendo mais uso de
álcool em gel, higienização das mãos e atenção redobrada às formas de contágio
seja por contato físico ou do ambiente.

Essa é uma novidade positiva que também não será esquecida pelas pessoas
uma vez que a venda de produtos relacionados a proteção e higiene cresceram
durante e pós quarentena.

Ao que tudo indica, a população estará mais precavida, reduzindo também
o contágio não só do coronavírus, mas de outras doenças relacionadas.