FecharX

Museu abre licitação em busca de artistas

<p>Memorial Minas Gerais Vale abre edital para propostas inéditas em artes plásticas</p>



Créditos da imagem:
Main 0505 memorial minas gerais vale
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:10

Integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Memorial Minas Gerais Vale abriu inscrições para a seleção de artistas para exporem seus trabalhos nas Salas de Exposição do espaço. Artistas individuais ou em grupo poderão se inscrever com propostas artísticas inéditas em pintura, desenho, vídeo, instalações e fotografias ou em qualquer outro suporte, formato ou linguagem.

Ser mineiro ou residir no Estado de Minas Gerais a partir de 1979 são pré-requisitos para a inscrição. O edital está disponível no site www.memorialvale.com.br até 30 de junho e selecionará até quatro artistas. Ao longo desse projeto, denominado ?Ciclo de Exposições?, serão realizadas mostras com cerca de dois meses de duração cada.

"O Memorial Vale procura ser referência em exposições de jovens artistas mineiros. Por isso temos um edital específico, voltado para esse segmento. Já percebemos que estamos alcançando nosso objetivo de abrir as portas para que os artistas possam alavancar suas carreiras e dar visibilidade aos seus trabalhos. Este fomento é muito importante porque funciona como um recorte da criação contemporânea local", afirma Wagner Tameirão, gestor do museu.

?O novo edital amplia e reverbera o trabalho desenvolvido entre 2013 e 2104 com as exposições de Carolina Cordeiro, Luiza Horta, Ricardo Burgarelli, Camila Otto, Renata Laguardia e Estandelau. Nesta nova edição, o desejo, mais uma vez, é dar visibilidade a produção artística contemporânea no estado de Minas Gerais vinda de artistas jovens, pois acreditamos na potência das obras e na importância de dar boas condições profissionais de exposição e circulação dessa produção. A novidade nesta nova edição é a ampliação para artistas de até 35 anos?, relata Eduardo de Jesus, curador do Ciclo de Exposições de Jovens Artistas do Memorial Minas Gerais Vale.           
 
Os artistas podem apresentar propostas para ocupação de qualquer uma das duas Salas ou ambas simultaneamente. Os selecionados receberão bolsa de R$ 7 mil (sete mil reais) cada, além dos custos de montagem e divulgação. Os artistas do interior recebem ainda custo de passagem terrestre, hospedagem e transporte das obras.

As propostas serão escolhidas por uma comissão de seleção composta por especialistas da área e integrantes do Memorial Minas Gerais Vale.?