FecharX

Museu do Bordado faz mostra inédita no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa

Acervo do Museu estará disponível para visitação na Assembleia a partir do dia 12



Créditos da imagem: Divulgação
Main 174842 museu do bordado
Museu do Bordado expõe acervo no Espaço Cultural da ALMG
Redação Sou BH
11/05/15 às 17:50
Atualizado em 01/02/19 às 19:40

A partir desta terça-feira, 12, o Espaço Cultural da Assembleia Legislativa recebe uma exposição inédita do Museu do Bordado Itinerante. O museu, único do gênero no Brasil, foi fundando há mais de uma década pela artista plástica Beth Lírio e está incluído no Guia Nacional de Museus, do Ibram. A sede funciona no bairro Cidade Nova, no andar superior da casa de Beth, recebendo visitas agendadas.

O acervo do museu reúne mais de 2 mil peças catalogadas, com datas e histórias das famílias que as doaram, as técnicas de ponto utilizadas e o período em que foram feitas. As peças, que variam entre toalhas, colchas, vestidos de noiva, lençóis, fronhas, toalhas de batismo, camisolas e crochês, tem datação até de 1790. O Museu do Bordado recebe doações até hoje de várias partes do país, e ajuda a contar um pouco da história das mulheres de Minas e do Brasil. Além do museu de Belo Horizonte, só existem outros dois similares no mundo, um em Nice e outro na Ilha da Madeira.

Além de expor as peças do museu, a mostra vai lançar a base de um livro que conta a história de cada peça e das famílias dos doadores, e ainda contar sobre o surgimento do Museu dos Bordados, que nasceu quando a curadora Beth Lírio, que filha de uma famosa bordadeira da cidade de Aimorés, começou a catalogar peças bordadas que tinha em seus guardados, sendo a primeira peça uma camisola de 1815.

A visitação fica aberta entre os dias 12 e 16 de maio, das 8h às 20h, com visitação gratuita. A data coincide com a Semana Nacional dos Museus, que comemora o Dia Internacional de Museus, dia 18 de maio.