FecharX

Museu faz homenagem a Noel Rosa

<p>Grupo Fita Amarela apresenta espetáculo no projeto ?Noturno nos Museus?</p>



Créditos da imagem:
Main 1807 mhab
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:49

O Museu Histórico Abílio Barreto (Av. Prudente de Morais, 202 - Cidade Jardim) recebe hoje (18), às 21h, o espetáculo ?Rosas para Noel?, apresentado pela banda de samba Fita Amarela. O show faz parte do evento ?Noturno nos Museus? e presta uma homenagem ao sambista carioca Noel Rosa, conhecido como o Poeta da Vila.

O espetáculo conta com a participação especial dos músicos Marcelo Dias (sopro), Leo Assunção (violão de sete cordas) e Paulo Rocha (percussão). A Fita Amarela é formada por Guilherme Leão (voz, violão e cavaquinho), Rayana Toledo (voz), Camila Rocha (contrabaixo) e Paulo Fróis (bateria).

A banda Fita Amarela foi formada em 2012, com o intuito de interpretar o tradicional samba de raiz, porém utilizando recursos modernos e de várias vertentes do samba. O nome do grupo foi inspirado na música "Fita Amarela", de Noel Rosa, um clássico do samba que fez muito sucesso no Carnaval de 1933. A homenagem no nome do grupo faz relação com o pedido do compositor na música, que diz que não queria, depois que morresse, flores nem coroa com espinhos, mas choro de flauta, violão e cavaquinho.

O repertório reúne cerca de 15 músicas, com nova roupagem e arranjos próprios. O show conta com figurino das décadas de 1920 e 1930 e intervenções de textos que contarão um pouco da história de Noel e a relação dele e de suas letras com a sociedade.