FecharX

Museus de BH estão de olho no público infantil

Institutos e espaços culturais da capital criam atividades especiais para as crianças



Créditos da imagem: Livia Chagas
Main foto livia chagas 20140805002916
Crianças no Museu
Redação Sou BH
05/08/14 às 00:29
Atualizado em 01/02/19 às 19:57

Lugar de criança é no museu. Pelo menos, em BH, é assim. Por toda a capital, instituições museológicas e equipamentos de cultura apresentam projetos voltados para crianças. O Centro Cultural Banco do Brasil (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários), por exemplo, oferece diversas atividades em seu programa educativo, como leitura de contos, laboratórios de experimentação sonora e ações criativas, além de visitas mediadas.

“Por meio da fantasia trazemos assuntos e conceitos presentes nas exposições e os apresentamos de forma lúdica”, explica o gerente de Programação Cultural e Educativa, Vander Araújo. As atividades são, normalmente, ministradas por educadores que ficam sempre à disposição dos visitantes.

Segundo a coordenadora geral do CCBB Educativo, Daniela Chindler, a programação é desenvolvida em conjunto, sempre pensando no público e na programação cultural do espaço. “Buscamos um diálogo frequente entre os eventos em cartaz com as atividades desenvolvidas pela equipe do Educativo”, conta.

As atividades do CCBB BH são gratuitas e não precisam de agendamento, mas é preciso comparecer meia hora antes da atividade e retirar uma senha no setor do Programa Educativo. O prédio funciona de quarta a segunda-feira, das 9h às 21h.

Já no calendário do MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal (Praça da Liberdade, s/ nº - Funcionários), as crianças também têm diversão garantida. Implantado no prédio da antiga Secretaria de Estado da Educação, o espaço promove visitas monitoradas com linguagens e roteiros adaptados para cada idade, além de contação de histórias e oficinas, que acontecem principalmente durante as férias escolares.

As atividades sempre envolvem Ciência e Tecnologia, principais focos do museu, que abriga um importante acervo sobre Mineração e Metalurgia. “Desenvolver atividades que proporcionem maior interação com essas temáticas e que estimulem a curiosidade, a descoberta e a compreensão do meio em que vivemos é sempre muito importante”, comenta a diretora do MM Gerdau, Helena Mourão.

O MM Gerdau oferece visitas monitoradas a grupos escolares e a outros grupos interessados, mediante agendamento pelo telefone (31) 3516-7200. O prédio funciona de terça-feira a domingo, das 12h às 18h, exceto quinta-feira: das 12h às 22h.

Para a psicóloga Aline Nunes, essas atividades estimulam a curiosidade das crianças, além de colocá-las em contato com a História e a Cultura que os espaços proporcionam. “Sempre que possível, acompanho meu filho Lucas nas atividades desenvolvidas nos museus. Ele adora e acho muito importante ter esse contato com esses ambientes desde cedo”, completa a mãe.

Outras opções para os pais garantirem o entretenimento dos filhos é o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. A céu aberto, o espaço oferece trilhas e oficinas, além de receber atividades culturais e, especialmente para os pequenos, desenvolve atividades especiais durante as férias. Dentro do projeto “Quatro Estações”, as crianças participam de uma colônia de férias, onde conhecem um pouco sobre os povos pré-históricos e sua cultura.

O Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG também abre espaço para visitações. Elas são feitas por meio de agendamento no site do museu. É preciso preencher um formulário e também é cobrada uma taxa, dependendo do tipo de visita. É possível ter mais informações pelo telefone (31) 3409-7650. 

Veja outros museus para levar crianças:

Memorial Minas Gerais Vale

(Praça da Liberdade, s/n˚, Esquina com Rua Gonçalves Dias – Funcionários)

O espaço desenvolve momentos de leitura e interpretações de seu acervo, em visitas guiadas por suas dependências. Projetos como “Boa vizinhança” e “Museu, lugar de criança” também fazem parte de sua programação infantil, possibilitando novas experiências. O agendamento de visitas pode ser feito pelo site ou pelo telefone (31) 3343-7317.

Espaço do Conhecimento UFMG

(Praça da Liberdade, 700 – Funcionários)

Localizado na Praça da Liberdade, o local possui como maior atrativo um planetário de última geração. Com capacidade para 65 pessoas, o planetário fica no 5º andar do edifício, que abriga ainda exposições relacionadas à Astronomia, midiateca e um espaço de jogos educativos. O espaço possui um programa de agendamento de visitas voltado para escolas e grupos com mais de 20 pessoas. O período de inscrições é aberto bimestralmente e acontece somente pelo site. Os interessados devem ficar atentos às datas de abertura do agendamento.

Mais informações pelo telefone (31) 3409-8360 ou pelo e-mail agendamento.conhecimento@gmail.com.

Museu dos Brinquedos

(Av. Afonso Pena, 2564 – Funcionários)

Querido entre as crianças, o museu é um verdadeiro convite à brincadeira. Em seu acervo, há diversos brinquedos que aguçam a curiosidade e despertam o encantamento das crianças. O espaço recebe também mostras, espetáculos infantis e oferece oficinas, principalmente no período de férias escolares. Para mais informações, (31) 3261-3992.