FecharX

Museus e espaços culturais de BH recebem o "Noturno nos Museus" no dia 17

Em horário ampliado de funcionamento, o público poderá conferir nos espaços oficinas de arte, exposições, exibições de vídeo e shows



Créditos da imagem: Rômulo Alcântara
Main 191325 memorial minas gerais vale   820x294
Memorial Minas Gerais Vale receberá programação do "Noturno nos Museus"
Redação Sou BH
03/07/15 às 19:19
Atualizado em 01/02/19 às 19:20

No dia 17 de julho, a Fundação Municipal de Cultura vai promover o "Noturno nos Museus" em mais de 30 museus da capital. O evento tem como objetivo promover o acesso do público a atrações e atividades culturais e artísticas em horário ampliado, nos museus e outros espaços culturais da cidade. A 3ª edição do evento vai oferecer, gratuitamente, exposições, oficinas de arte, exibições de vídeos, instalações culturais, shows, apresentações de dança, espetáculos teatrais, entre outras atrações.

A abertura oficial do evento acontecerá no Museu Histórico Abílio Barreto, com a presença do escritor e ensaísta Pascal Torres, curador-chefe do Museu do Louvre de Paris. Ele ministrará a palestra magna “O Museu, reflexo da sociedade contemporânea”. Durante a programação do evento, o MHAB ainda vai receber apresentações artísticas como o espetáculo “Malabares de Luz e Fogo”, da Trupe Gaia. Outra atração será o minicurso “Introdução à conservação preventiva na Museologia”, que apresenta conceitos básicos de conservação preventiva do suporte de papel.

Na Pampulha, os destaques são os site-specifics, instalações de arte que se relacionam com o ambiente no qual estão colocados. Algumas destas instalações fazem menção à candidatura do Conjunto Moderno ao título de Patrimônio da Humanidade.

No Museu de Arte da Pampulha (MAP), ficará instalado o site-specific “Painel Interativo Pampulha 2016”, desenvolvido pelo artista Rogério Fernandes. Na obra, um painel criado com material reciclável convida o público a expressar em palavras, suas impressões e sentimentos sobre o complexo da Pampulha. O MAP recebe ainda na mesma noite shows musicais e ações de outros artistas.

A Casa do Baile será um dos palcos para o site-specific “Baila Comigo” do artista Leandro Rallo. Ele vai apresentar imagens retrôs e músicas autorais. Outra atração será a performance “Entre Sólidos e Líquidos”, com o Grupo eMe, que propõe a criação de um painel de azulejos, utilizando o público como regente.

Na Casa Kubitschek, o destaque fica por conta do site-specific “Sombras no Museu”, do Grupo Girino. Outra ação interessante será desenvolvida pela artista Clarice Fonseca, com o site-specific “Tirando o Chapéu”. Ela fará a exibição ao público de uma coleção de chapéus, flores de tecido e luvas dos anos 1930, 1940 e 1950, pertencentes à primeira e chapelaria de BH, além de modelos atuais.

O Centro de Referência da Moda também exalta a Pampulha através da ação “Moda e Grafitti: um olhar urbano sobre a Pampulha”, do grupo Criola. Eles farão um desfile de moda inspirado na obra de Portinari, da Igreja da Pampulha.

O Museu da História do Futebol, o Espaço do Conhecimento UFMG, o Sesc Palladium e o Memorial Minas Gerais Vale também recebem a programação do festival.

Para conferir a programação completa do  "Noturno nos Museus", acesse o site do BH Faz Cultura.