FecharX

Nasceu o primeiro gorila de BH

<p>O filhote de Lou Lou chegou nesta madrugada. Zoo ainda não sabe o sexo do novo bebê</p>



Créditos da imagem:
Main 0508 gorila
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:18

A gorila Lou Lou, que vive desde o final do ano passado no Zoológico de Belo Horizonte, deu à luz ao primeiro filhote de gorila da América do Sul. O nascimento aconteceu nessa madrugada, e tanto a mãe quanto o filhote passam bem.

De acordo com o presidente da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, Jorge Espeschit, a gravidez (e consequente parto) das gorilas representa um feito importante do ponto de vista da conservação ambiental. ?O nascimento de filhotes de gorila no Zoológico de Belo Horizonte reafirma nosso compromisso com a preservação da espécie. Após tanto anos de trabalho, é gratificante perceber que estamos no caminho certo?, revela.

Segundo o diretor do Jardim Zoológico, Gladstone Corrêa, os animais continuarão tendo acesso a todas as áreas do recinto, mas a tendência é que a fêmea se isole com seu filhote buscando locais ? manobras, bambuzal, entre outros ? onde se sente mais segura prejudicando inclusive a visualização pelo público. Além disso, nos primeiros meses de vida, o filhote fica agarrado ao ventre da mãe, o que dificulta a identificação do sexo.

Segundo nota da Prefeitura de Belo Horizonte, os visitantes podem contribuir para que todo esse processo transcorra o mais naturalmente possível, ?tendo paciência, deixando a área com menos barulho e seguindo as orientações dadas pela instituição?.

Assim como Lou Lou, também Imbi, a outra gorila grávida que vive com o macho Leon deverá ter seu filhote até, no máximo, final de outubro.

Foto: Suziane Fonseca

O Prefeito Marcio Lacerda recomendou hoje à Fundação Zoo-Botânica que a escolha do nome do filhote dos gorilas Lou Lou e Leon, que nasceu na madrugada desta terça-feira, dia 5, seja feita por meio de eleição junto à população de Belo Horizonte. ?Hoje é um dia muito especial. Afinal, trata-se do primeiro filhote da espécie nascido em zoológico na América do Sul. E nada mais oportuno do que contar com a opinião da população para escolhermos o nome do filhote?, afirmou o prefeito.