Selecionamos opções que fogem do óbvio e carregam a identidade de Minas, entre velas, chocolates, livros e outros
A três semanas do Natal, pensamos em presentes para diversos gostos
Não só de roupas, perfumes e cestas vivem os presentes de Natal. Com criatividade e um toque de tradição, afinal, é possível surpreender pessoas queridas. Portanto, neste fim de ano, reunimos algumas sugestões que têm a cara de Minas Gerais. De velas a chocolates, passando por livros e bibelôs, não faltam opções para sair do óbvio. Confira!
Leia também:
As velas artesanais são uma opção de presente acolhedora e cheia de identidade mineira. Além de decorar e perfumar o ambiente, carregam aromas que remetem diretamente às Gerais — como a vela de café da Made in Beagá, que evoca o cheirinho familiar das cozinhas do estado. São simples, bonitas e despertam lembranças logo ao serem acesas. Veja também a Âme e as Velas de Minas.
Cheios de história, os chocolates mineiros são ótimas escolhas para presentear. Em Belo Horizonte, a tradicional Lalka ganha destaque. Desde 1925 no bairro Floresta, a marca preserva receitas originais e carrega o gostinho de infância de muitas gerações, sendo sinônimo de nostalgia em forma de bombom. Já no Sul de Minas, a Lascaux traz uma proposta diferente, mas igualmente especial: chocolates artesanais moldados como cristais. Feitos com cacau brasileiro, eles são apresentados como joias gastronômicas. Conheça também a Mille Chocolates Artesanais.
Para quem busca presentes com a alma das Gerais, o artesanato é sempre escolha certeira. A Bem Mineiro é um bom ponto de partida, com peças como bordados, almofadas inspiradas no cotidiano do estado, bonecas de barro e miniaturas de janelas coloniais que carregam a estética das nossas cidades históricas. A loja contribui para a geração de renda e a valorização dos artesãos que integram a Rede Bem Mineiro, dando lugar de destaque para que exponham e vendam seus produtos no Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Já a Feira Hippie, no coração da capital, oferece uma infinidade de opções artesanais únicas.
Ilustrações são perfeitas para quem quer presentear com arte e identidade. Cartazes diversos podem ser encontrados na Polvilho, editora independente em BH que valoriza processos autorais e experimentais. Também há opções de regalos inesquecíveis no Minas Ilustrada, que transforma cidades em mapas-poema. Além disso, inúmeros artistas independentes espalhados pelo estado produzem fotografias, pôsteres, prints e outras ilustrações que celebram o cotidiano, as paisagens e o jeito mineiro de ser — alguns deles farão parte da primeira edição da IlustraBH, no próximo fim de semana.
Escritores mineiros têm um tempero próprio — prova disso é o sucesso de nomes como Ana Martins Marques e Conceição Evaristo. No entanto, vale a pena também ficar de olho na produção de novos autores de Minas, que podem fazer a alegria dos leitores neste Natal. Além das obras de belo-horizontinos que selecionamos no Dia do Livro, indicamos as publicações da Banca Estratégica, que comercializa criações nascidas no ateliê de escrita Estratégias Narrativas, localizado no Centro de Belo Horizonte.