FecharX

Nos braços da torcida: Cruzeiro goleia Vasco e está de volta à elite do futebol

Time mineiro garante vaga à Série A de 2023 com sete jogos de antecedência



Créditos da imagem: Staff Images/Cruzeiro
Main 52375761259 2de6fc2bf2 k
O grito de alívio do torcedor cruzeirense fica marcado na história como o acesso matemático com mais rodadas de antecedência da história da Série B
Agência Brasil
22/09/22 às 07:53
Atualizado em 22/09/22 às 07:53

O dia finalmente chegou. Após uma espera de mais de dois anos na Série B do Campeonato Brasileiro, o torcedor do Cruzeiro finalmente pode soltar o grito de que a Raposa está de volta à principal divisão do futebol nacional. O acesso foi garantido, na noite desta quarta-feira (21) no estádio do Mineirão, com uma vitória de 3 a 0 sobre o Vasco. Filipe Machado, Edu e Luvannor fizeram os gols do jogo e a festa da torcida.


Com os três pontos conquistados diante de 59.204 torcedores, o Cruzeiro chegou aos 68, ficando a 15 de vantagem do vice-líder Grêmio. Com isso, a Raposa não pode mais terminar a Série B fora do G4, o que confirma a sua presença na Primeira Divisão do Brasileiro em 2023. 

O jogo mais esperado da 31ª rodada da competição começou com o Vasco levando perigo aos donos da casa, em especial nas jogadas de escanteio. Mas o tempo foi passando e a Raposa foi assumindo o comando das ações, criando boas oportunidades. E, de tanto tentar, a equipe comandada pelo técnico uruguaio Paulo Pezzolano abriu o placar aos 24 minutos. Eguinaldo tropeçou na intermediária ao tentar sair jogando e a bola ficou com Filipe Machado, que bateu da entrada da área, contando com vacilo do goleiro Thiago Rodrigues, para marcar.


Aos 39 a Raposa ficou muito perto de ampliar, quando Bruno Rodrigues acertou o travessão em cobrança de falta. Na volta do intervalo o técnico Jorginho ainda tentou mudar o panorama da partida com a entrada de Figueiredo e Edimar nos lugares de Raniel e Paulo Victor. Mas o Cruzeiro era melhor e ampliou sua vantagem aos 14 minutos da etapa final. Wesley Gasolina lançou Bruno Rodrigues, que partiu em velocidade antes de rolar para o artilheiro Edu apenas escorar.

Mas a torcida queria mais, e a Raposa garantiu o terceiro já aos 40 minutos. Marquinhos Cipriano dominou na ponta esquerda, se livrou de um marcador e cruzou para Luvannor, que, mesmo pressionado pela defesa, bateu para dar números ao placar.


A partir daí coube ao time de Paulo Pezzolano administrar a vantagem para comemorar o esperado acesso, garantido com sete rodadas de antecedência. O grito de alívio do torcedor cruzeirense, após quase três anos na segunda divisão, fica marcado na história como o acesso matemático com mais rodadas de antecedência da Série B. O acesso tão sonhado, que ficou engasgado 31 rodadas, superou o tempo de Corinthians, Portuguesa e Palmeiras, que eram os recordistas da marca.