FecharX

Consulado da Itália inaugura nova sede em BH com horário de atendimento estendido

Novo endereço ocupa uma casa tombada na Savassi e já está em funcionamento



Créditos da imagem: Manoel Marques/Imprensa MG
Main 194903 mmn 3174
Redação Sou BH
23/02/18 às 20:10
Atualizado em 01/02/19 às 19:22

Consulado italiano na capital mineira terá novo endereço na Savassi. Cerimônia oficial de inauguração da nova sede em BH nesta sexta-feira (23) marcou o fortalecimento das relações entre Minas Gerais e o país europeu, além de contar com a presença de várias autoridades. Entre elas, estava o ministro Italiano das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional, Angelino Alfano, primeiro do cargo a visitar Minas.

A solenidade teve, ainda, a presença do governador Fernando Pimentel (PT), do embaixador da Itália no Brasil, Antônio Bernardini, e da cônsul da Itália em Minas Gerais, Aurora Russi. O consulado, que existia na capital em outro endereço, já está em pleno funcionamento desde o ano passado e conta com o horário estendido.

A nova sede ocupa uma casa tombada, construída em 1972 e localizada próxima à Praça da Liberdade (rua Alagoas, 721 - Savassi), facilitando o acesso da população ao local. Com a mudança para o novo endereço, o consulado conseguiu reorganizar os serviços oferecidos, aumentando o período de atendimento ao público, funcionando todos os dias, das 9h às 12h30. Em Minas, o consulado registra hoje mais de 27 mil cidadãos italianos. Além deles, considera-se que 30% da população mineira é de origem Italiana. Dado que foi lembrado pelo ministro Angelino Alfano durante a cerimônia de inauguração.

Já o embaixador Antônio Bernardini lembrou a parceria existente entre o Estado mineiro e a Itália. “Minas Gerais entra em todas as conversas que envolvem Brasil e Itália. Por isso, achei importante encontrar uma nova sede para o consulado na capital, simbolizando a nossa relação”, pontuou.

Com Agência Minas Gerais