FecharX

Novembro Azul alerta para a prevenção ao câncer de próstata

<p>Várias ações serão realizadas para conscientizar a população masculina a procurar atendimento médico preventivo</p>



Créditos da imagem: Divulgação
Main novembroazul
Divulgação
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:52

Depois de o mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização de mulheres para prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, agora é a vez de conscientizar os homens.

O Novembro Azul chega à segunda edição em 2013 e busca motivar a população masculina a fazer exames preventivos. O auge da campanha será no dia 17 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata, quando serão realizadas ações em todo o país.

Se o Outubro Rosa é simbolizado pelo laço, no Novembro Azul o bigode entra em cena. A partir dessa sexta-feira (1º) a campanha convida os homens de todo o mundo que simpatizam com a causa a fazer a barba e deixar o bigode crescer até o dia 30, sem nenhuma interferência.

A ação é realizada pela fundação Movember. O nome da entidade é uma brincadeira com as palavras ?moustache? ou ?mo?, ?bigode? em inglês, e o nome do mês. A ideia é que, a medida que os bigodes forem crescendo, os internautas postem fotos nas redes sociais com a hashtag #movember.

A iniciativa ainda conta com outras atividades de conscientização ao longo do mês. Uma delas é a iluminação das fachadas de importantes monumentos das cidades, palestras e debates, além de blitz com distribuição de folhetos informativos para mostrar apoio à causa. 

O câncer de próstata

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por homens com mais de 65 anos. Porém, quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos.

As ações deste ano do Novembro Azul visam incentivar a população masculina a procurar atendimento médico preventivo. E isso é possível se os homens que têm 40 anos realizarem o exame anual, que é essencial para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, fator decisivo para o sucesso do tratamento.