FecharX

Novo espaço cultural será inaugurado na região central de BH

O local abrigará a nova sede do Cefart e contará com salas de aula, estúdios de dança e espaço para oficinas de figurino



Créditos da imagem: Paulo Lacerda
Main 184046 cefartandradasinternasite055
Redação Sou BH
22/11/18 às 18:50
Atualizado em 01/02/19 às 19:44

O Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) vai inaugurar um novo espaço na avenida dos Andradas. O local será um ambiente de aprendizado e cultura que terá salas de aula, estúdios de dança e espaço para ensaios e oficinas de figurino. Na próxima segunda-feira (26), a nova unidade fará um evento especial de inauguração com apresentações e intervenções artísticas a partir das 19h.

A mudança tem o objetivo de aprimorar o espaço físico do Cefart, que, até recentemente, utilizava alguns camarins do Grande Teatro do Palácio das Artes adaptados como salas de aula. A nova unidade vai dividir com o Palácio as atividades das escolas de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Tecnologia da Cena. O local vai abrigar também o Teatro João das Neves, uma homenagem ao dramaturgo, diretor falecido neste ano e que foi grande referência do teatro brasileiro.

Outra novidade é a transferência do Centro Técnico de Produção e Formação Raul Belém Machado (CTPF-RBM), que deixa os galpões de Marzagão, em Sabará, para ocupar dois andares neste novo endereço.

O espaço

Localizado na avenida dos Andradas, 763, no centro, ao lado da Serraria Souza Pinto e do Viaduto Santa Tereza, o Cefart Andradas possui 3.300m², distribuídos em quatro andares que, com algumas readequações, serão utilizados como salas de aula, estúdios de dança e espaço para ensaios e oficinas de figurinos, adereços e cenários para as diferentes produções artísticas da FCS.

 “Com esse novo espaço, conseguimos atender às demandas de todos os nossos alunos. Foi a partir dessa gestão que o Cefart passou a ofertar, também, cursos complementares e de formação para o público externo. A unidade Andradas permite ampliar ainda mais nosso repertório e ofertar atividades que vão desde o ensino artístico às práticas direcionadas ao mercado cultural profissional”, destaca o diretor.

Percurso artístico de inauguração

No dia da inauguração, todos os ambientes do Cefart Andradas estarão ocupados com atividades e intervenções artísticas dos alunos. Inicialmente, haverá um cortejo, conduzido pelo ex-aluno da Residência Artística do Cefart, Thiago Amador e seu “Palhaço Amador”, que conduzirá o público por todas as dependências do prédio.

No andar térreo estará aberta à visitação uma exposição de Cartazes e Programas do Cefart, registrando todas as atividades realizadas entre 2015 e 2018. A produção e a curadoria dessa mostra ficam a cargo dos alunos da Escola de Artes Visuais.

O segundo andar do prédio é dedicado ao acervo de figurinos da Fundação Clóvis Salgado. Aproximadamente 9 mil peças estarão acondicionadas em ambiente climatizado, com controle de temperatura e condições para preservação de diferentes roupas que contam a história das produções artísticas da FCS. Na Ala B desse andar, os visitantes conhecerão parte dos cenários de algumas montagens, enquanto assistem a mais uma intervenção artística.

O primeiro espetáculo que vai marcar a estreia oficial do Teatro João Das Neves será Eclipse Solar, com os formandos do Curso Técnico de Teatro de 2018. A direção é de Ricardo Alves Jr. e a temporada será de 30 de novembro a 15 de dezembro.