FecharX

Zoológico de BH tem um novo morador: o leão Lolek

O felino será apresentado ao público nesta sexta-feira e você poderá conhecer um pouco mais sobre a espécie no fim de semana



Créditos da imagem: Daniel Alves/FZB
Main 150721 leao lolek. 28.2.2018.foto daniel alves
Redação Sou BH
02/03/18 às 17:54
Atualizado em 01/02/19 às 19:24

O Jardim Zoológico da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) conta com mais um ilustre morador: um leão africano (Panthera leo) vindo do Zoológico Dortmund, na Alemanha. O felino, que estava em um local reservado no Zoológico de Belo Horizonte, será conhecido pela população nesta sexta-feira (2).

O novo membro do plantel do Zoológico já tem nome: Lolek, uma referência a um conhecido personagem de desenho animado da Polônia, e nasceu em cativeiro, no Zoológico da Alemanha. O leão completou seis anos de vida já em Belo Horizonte, no último dia 16 de fevereiro.

Após sua chegada à cidade, em meados de janeiro, ele permaneceu em quarentena, período de tempo variável em que o animal fica em local reservado, exclusivamente sob cuidados veterinários e observação constante. Além de ser um procedimento obrigatório, esse período é essencial para uma melhor acolhida e integração do animal ao seu novo ambiente, minimizando o stress natural que ocorre durante qualquer transferência.

Durante a quarentena, o felino passou por uma série de exames para monitoramento de sua saúde. Foram realizados exames físicos, hemograma completo, bioquímica sanguínea, parasitológicos e de urina.

A partir de agora, Lolek ficará em um recinto de felinos, tipo fosso seco, que ocupa uma área aproximada de 1.300 m², reformado recentemente para recebê-lo. Ele será o novo companheiro de Hanna, uma leoa de aproximadamente 12 anos de idade que vive no Zoo da capital desde 2012. Por enquanto, ambos ficarão em recintos individuais, lado a lado, apenas em contato visual, auditivo e olfativo.

De acordo com a bióloga Valéria Pereira, chefe da Seção de Mamíferos, o Jardim Zoológico da Fundação mantém leões em seu plantel desde o início dos anos 70, oferecendo cuidados veterinários de rotina e preventivos, dieta balanceada e atividades de enriquecimento ambiental. “Dessa forma, o Zoo conseguiu manter esta espécie em condições adequadas de bem-estar, o que resultou no nascimento de diversos filhotes em anos anteriores. Isso fez com que a instituição fosse reconhecida nacionalmente pelo sucesso reprodutivo com a espécie”, relata.

O último leão do Zoológico de BH, Simba, morreu em 2015, de causas naturais, aos 17 anos de idade (a expectativa de vida da espécie, na natureza, é de, em média, 15 anos).

Bate-papo

O público terá a chance de conhecer Lolek já em meio às ações educativas sobre os felinos. Isso porque neste sábado, dia 3, está programado no Zoológico, das 10h às 14h, um bate-papo educativo sobre os grandes felinos, promovido pela Gerência de Educação Ambiental da Fundação para comemorar o Dia Mundial da Vida Selvagem.

A data integra o calendário oficial da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB), da qual a FPMZB faz parte. O tema nacional da campanha deste ano é “Grandes felinos: predadores ameaçados”.

Curiosidades*

 - O traço mais distintivo do leão é a juba. Ela o caracteriza dentro do grupo dos mamíferos carnívoros como uma das espécies com notório dimorfismo sexual. Em geral, a juba, que varia de um tom avermelhado ao marrom, se torna mais grossa, longa e escura ao envelhecer.

- Em tamanho, os leões aparecem como os segundos maiores felinos do mundo. São menores apenas que os tigres;

- Na natureza, os leões tendem a descansar durante o período mais quente do dia com a finalidade de regular a temperatura corporal e a perda de água que ocorre por meio da transpiração. Os padrões de atividade dependem do tipo de habitat. São os felinos menos ativos, já que ficam cerca de 19h por dia descansando.

*Adaptado do Manual sobre cuidado de leones (Panthera leo) da Asociación de Zoológicos y Acuarios – AZA (2012)

Serviço

 Atividade em comemoração ao Dia Mundial da Vida Selvagem:
Bate Papo sob o tema “Grandes felinos: predadores ameaçados”
De 2 a 9 de março
Terça a sexta – 9h às 11h e 14h às 16h30
Sábado (3/3) – 10h às 14h
Local: Recinto dos felinos

Atividade gratuita (ingressos ao zoológico são pagos conforme tabela de preços vigente)

Valores de entrada nos Jardins Zoológico e Botânico*

3ª a 6ª

Sábado

Domingo e feriados

Pedestres

4,00

5,00

8,00

Veículos**

Moto

5,00

10,00

Automóvel

10,00

20,00

* O ingresso dá acesso aos Jardins Zoológico e Botânico. A entrada no Aquário é paga a parte, no valor de R$6,00, de terça a domingo e feriados.

** Cada tripulante do veículo deve, ainda, pagar a entrada individual, conforme valores para pedestres

Em todos os casos, existe o benefício da gratuidade às crianças até 4 anos e aos beneficiários dos Programas Sociais Federais, devidamente cadastrados e com apresentação de comprovante. Meia-entrada prevista para criança e jovem de 5 a 20 anos, além dos demais casos previstos na legislação.

ATENÇÂO: para entrada no Zoológico é necessária a apresentação de comprovante de imunização contra a febre amarela, com vacina tomada há pelo menos 10 dias.

Da PBH