FecharX

Ônibus de BH terão botão do pânico para denunciar assédio sexual

Motoristas e cobradores passarão por um treinamento para saber como agir nesses casos



Créditos da imagem: Divulgação / PBH
Main 001927 5857248583 791e515566 o
Redação Sou BH
25/10/18 às 12:34
Atualizado em 01/02/19 às 19:42

Os ônibus de BH vão passar a ter um botão de pânico para casos de assédio sexual. O dispositivo já existia para situações de assalto ou incêndio e vai ser adaptado para contemplar também casos de assédio.

Os motoristas serão responsáveis pelo acionamento do botão, emitindo um alerta que vai ser captado, simultaneamente, pela Transfácil (consórcio das empresas de ônibus) e pela coordenação do Centro Integrado de Operações da cidade (que tem representantes de órgãos como a PM, a Polícia Civil e a BHTrans). Caberá à BHTrans informar a localização exata do veículo onde ocorreu o assédio sexual. A Guarda Municipal irá interceptar o coletivo e tomar as providências necessárias para o encaminhamento do acusado à delegacia.

Motoristas e cobradores passarão por um treinamento, que terá início nesta quarta-feira (24), para saberem como agir no caso específico do assédio.

Multiplicadores

Após o treinamento de motoristas e trocadores, as agentes da Guarda Municipal também vão oferecer um curso de capacitação a servidores da CBTU. O objetivo é que tanto os trabalhadores do transporte por ônibus, quanto do metrô, atuem como multiplicadores junto aos colegas, para que todos estejam aptos a auxiliar as mulheres que sofrerem assédio no transporte público.

O passo seguinte é a realização de uma campanha educativa voltada diretamente para a população, com a distribuição de apitos e folhetos que vão orientar as mulheres a se defenderem da importunação sexual, enumerando atitudes que configuram o crime e, incentivando-as a denunciar os abusadores.

Com a PBH