FecharX

Origamis de tsurus colorem shopping da capital e simbolizam longevidade

Arte, produzida especialmente para o mall, celebra a chegada da estação mais florida do ano



Créditos da imagem: Carol Reis/ Divulgação
Main  l8a5968
Redação Sou BH
15/10/20 às 11:26
Atualizado em 15/10/20 às 11:26

Uma instalação artística inédita, contendo centenas de tsurus coloridos, está enfeitando o BH Shopping, proporcionando ainda mais charme e beleza à estação mais colorida e florida do ano. Dois móbiles com mais de 1300 origamis produzidos pela artista Naomi Uezo e sua equipe foram estrategicamente instalados para simular uma encantadora revoada dos pássaros. Para Uezo, por transmitirem uma sensação de paz, bem-estar e leveza, os tsurus são bastante lembrados em tempos desafiadores, como o que vivemos.

Segundo uma lenda japonesa, a ave representa longevidade e prosperidade, mas também felicidade, saúde e fortuna. Inicialmente, no Japão, os origamis do tsuru tinham função meramente decorativa, sendo comumente utilizados para enfeitar o quarto dos bebês. Mais tarde, passaram a ser associado às orações, sendo oferecidos nos templos. Diz a lenda que a ave vivia mil anos e que, se uma pessoa dobrasse mil aves de papel, teria um desejo realizado.

Os móbiles – um com 12m de extensão e o outro com 7m – estão posicionados nos vãos, acima dos painéis de led, que transmitirão mais informações sobre a arte, tais como a cultura do origami, processo de produção, lendas, significados etc. A exposição se estenderá até o próximo dia 7 de novembro.