No mês da Consciência Negra, a Fundação Clóvis Salgado promove o projeto ‘Sobre Tons’, com diversas atividades artísticas e formativas de valorização da negritude e combate ao racismo. Estão previstos concertos, apresentação e workshop de dança, ‘Palco Aberto’ especial, exposição, entre outras ações. Os eventos acontecem ao longo do mês de novembro (e também nos meses de janeiro a maio de 2025) nos espaços do Palácio das Artes (an. Afonso Pena, 1537 – Centro). A extensa programação é gratuita ou a preços populares e está disponível no site da Fundação Clóvis Salgado.
Valorização da cultura negra
A programação começa com dois concertos da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) e do Coral Lírico de Minas Gerais (CLMG) no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, nos dias 5/11 e 6/11. No repertório, “Porgy and Bess em Concerto”, versão da célebre ópera do estadunidense George Gershwin que retrata o dia a dia de uma comunidade afro-americana na Carolina do Sul.
O primeiro concerto do projeto “Sobre Tons” traz também a peça “Maracatu de Chico-Rei”, do paulistano Francisco Mignone, que homenageia a cultura afro-brasileira e mescla elementos populares e eruditos. A regência é do maestro Hernán Sánchez, diretor musical e regente titular do CLMG, e conta com a participação dos solistas convidados Andreia de Paula (soprano) e Davi Marcondes (barítono).
A programação musical no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes continua, desta vez unindo o erudito ao popular em uma apresentação nos dias 19 e 20 de setembro (terça e quarta) respectivamente véspera e Dia da Consciência Negra. Sob regência do maestro convidado Ângelo Rafael Fonseca e com a presença das cantoras mineiras Nath Rodrigues e Adriana Araújo – expoentes vozes negras da música popular de Belo Horizonte –, o concerto vai celebrar o trabalho de compositores e compositoras afro-brasileiras, com destaque para Dona Eliza, uma das sambistas precursoras da capital mineira, com mais de 800 músicas em seu repertório.
Cia de Dança Palácio das Artes
Outro corpo artístico da Fundação Clóvis Salgado, a Cia. de Dança Palácio das Artes (CDPA), integra o projeto “Sobre Tons” com duas atrações. No dia 12 de novembro (terça-feira), os/as bailarinos/as negros/as do grupo farão um workshop aberto ao público, com cada artista falando sobre sua trajetória, as oportunidades na área da dança e os processos criativos na companhia mais que cinquentenária.
Já no dia 17 de novembro (domingo), o elenco completo da CDPA retorna ao Grande Teatro Cemig Palácio das Artes com o espetáculo “Você Perto…”, bem-sucedida estreia do grupo em junho. A obra explora a temática da proximidade e da conexão humana, propondo uma reflexão sobre a importância da empatia e do olhar fraterno e igualitário direcionado ao outro.
Dois dias depois, 19 de novembro (terça-feira), nos jardins internos do Palácio das Artes, acontece mais uma edição do projeto “Palco Aberto Cefart”, que vai reunir apresentações de grupos e artistas de diversas linguagens artísticas em clima descontraído, apresentando espetáculos e intervenções de dança, música, teatro, entre outras expressões culturais.
Leia mais: ‘Arte nas Águas’: Bicicleta Sem Freio inaugura mural em reservatório da Copasa