Aberto ao público, espaço promete promover experiências artísticas, culturais e gastronômicas a mineiros e turistas
O Palácio das Mangabeiras, que foi residência oficial dos governadores de Minas Gerais da década de 50 até 2019, vai abrir suas portas ao público a partir de 20 de abril com novo nome: Parque do Palácio. O espaço promete ser um novo equipamento cultural de Belo Horizonte, com foco em experiências artísticas, culturais e gastronômicas em meio aos jardins projetados pelo paisagista Roberto Burle Marx e pela sede atribuída ao arquiteto Oscar Niemeyer.
A primeira exposição a ocupar o Parque do Palácio será “Esculturas no Parque”, que vai reunir esculturas de grande porte – entre quatro e sete toneladas –, de Amilcar de Castro, distribuídas em uma área de quatro mil metros quadrados nos jardins do Palácio. São obras de corte e dobra feitas em aço e esculturas de corte também em aço, cedidas em sua maioria pelo acervo do Instituto Amilcar de Castro, além de outras menores, divididas em três pavilhões, com a curadoria de João Grillo.
“Vamos inaugurar essa exposição para estar à altura da história e de tudo o que o Palácio das Mangabeiras representa. O centenário de Amilcar de Castro foi em 2020, mas não recebeu o destaque merecido em função da pandemia, período em que tudo estava muito restrito. Amilcar foi um artista completo, que produziu desenhos, pinturas, esculturas e poesias. Esta exposição dará a cidade a oportunidade de apreciar seu trabalho como escultor”, destaca Grillo.
Situado ao pé da Serra do Curral, no bairro Mangabeiras, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, o Palácio das Mangabeiras foi inaugurado em 1898 e denominado originalmente como Palácio Presidencial. O edifício é o principal elemento articulador do Conjunto Arquitetônico da Praça de Liberdade e tem, além dos jardins, uma ampla estrutura com salões, quartos e cinema, distribuídos em 42 mil m² de área. Em 2021, sediou a CASACOR Minas Gerais, reconhecida por contribuir com o resgate à cultura através da recuperação e restauração de diversos patrimônios históricos e por gerar visibilidade e acessibilidade a empreendimentos tombados. O evento já é atração confirmada para 2022 no Parque do Palácio, e ocupará uma nova área ainda não conhecida do público do evento, de maneira a não interromper o funcionamento do parque.
O novo centro cultural contará, também, com um espaço dedicado aos cônsules de Minas Gerais, proposta que irá fomentar as relações internacionais na cidade, promovendo intercâmbio de conhecimentos e negócios, além de alternativa para receber eventos de outros países.
Serviço
Exposição “Esculturas no Parque”, no Parque do Palácio
Dia: a partir de 20 de abril
Funcionamento: de quarta-feira a domingo, das 8h às 18h
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada). Entrada franca às quartas-feiras mediante retirada de ingresso sympla.