FecharX

Para criança gostar de ler

"Encaro a leitura assim e foi também desse jeito que fiz com que entrasse na vida do meu baby"



Créditos da imagem: Arquivo pessoal
Main 114319 mateus livraria blogueira
O pequeno Mateus aprendeu a se divertir na livraria
Redação Sou BH
14/07/15 às 21:48
Atualizado em 01/02/19 às 20:02


Por Glauciane Mata, do blog Roteiro Baby.

Minha lembrança mais remota da infância é do gostoso hábito da leitura: aos domingos, íamos à missa e esse dia era muito especial porque eu sabia que, ao final da celebração, compraríamos revistas em quadrinhos. Aquilo para mim era o melhor acontecimento da semana!

Foi por conta de um livro que contei minha primeira mentira: já alfabetizada, disse a meus pais que precisaria comprar “E o vento levou o balão de Joaninha” para levar para a escola. De certo, vi a obra com alunos mais “velhos” e apaixonei-me de forma irremediável. Ah, se todas as mentiras fossem assim!

A leitura me trouxe (e ainda traz) muito aprendizado! Foi com ela que obtive muitos ganhos e passei a perceber melhor o outro. Entretanto, sempre notei que ler não era o “passatempo” preferido da maioria das pessoas que conhecia. Sendo assim, hoje gostaria de dar a vocês algumas dicas para que seus filhos também tomem gosto pela leitura. E sabem quem vai acabar se beneficiando com isso? Vocês, mamães e papais! Vejam só:

1. Leia: Assim como não podemos esperar que nossos pequenos comam salada se nós estamos comendo hambúrguer e batata-frita, não dá para querer que as crianças se tornem leitoras assíduas se nunca nos veem lendo. Seja o bom exemplo! E acredite: leitura é hábito!

2. Vá a eventos literários com seu baby: Todos os anos, acontecem centenas de apresentações de contação de histórias, além de salões do livro e bienais. Fiquem ligados nessas programações e levem seus filhos. Serão grandes oportunidades de conhecerem novas obras, autores dos livros preferidos deles e de ver pessoas contando, das mais variadas formas, histórias já conhecidas e outras nunca imaginadas. São chances imperdíveis com ingressos muito acessíveis ou até mesmo entrada franca.

3. Inclua a hora da leitura na rotina: Assim como a hora da refeição e do banho, deve haver um momento dedicado à leitura na rotina de vocês. Como disse acima, leitura é hábito e quanto antes vocês começarem, melhor. Ao longo dos anos, vão notar como o vocabulário deles se enriquece, o raciocínio fica melhor e – o melhor de tudo – como eles vão querer sempre ler (ou que vocês leiam para eles). A leitura fará parte do dia e eles não vão querer deixa-la de lado.

4. Monte uma “biblioteca” para eles: A organização do espaço é determinante na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças. Mesmo que vocês não tenham muitos m² disponíveis ou dinheiro para investir, podem montar uma “biblioteca” para os pequenos. A ideia aqui é deixar os livros num local acessível, para que nossos filhos sejam estimulados em sua curiosidade e autonomia, e também para que aprendam desde sempre a guardar esses “brinquedos especiais” de forma que não se estraguem, já que exigem maior cuidado. Com caixas de madeira (daquelas de feira) pintadas ou prateleiras, já conseguimos montar estantes. Quanto aos livros, podem ser comprados em livrarias, feiras, sebos e até em alguns supermercados, e ainda podem incentivar as crianças a trocarem livros com os coleguinhas.

5. Passeie por livrarias e bibliotecas: O passeio por livrarias e bibliotecas também é um grande incentivo à leitura. Nesses locais, a criança terá sua curiosidade ainda mais aguçada e terá a oportunidade de começar a ler as obras que interessar. São verdadeiras “entradas” na refeição do saber!  

6. Levem livros aonde vocês forem: Vejo muitas mães (e pais) levando brinquedos aos locais que passeamos ou até mesmo aos lugares e compromissos que preciso ir e acabo levando o Mateus por não ter opção, como bancos ou reuniões, por exemplo. Sugiro que levem um livro. Assim, desde pequeno, nossos filhos aprendem a esperar, ocupando-se de algo que não apenas lhes distrai, mas também os instrui.

Já dizia Rubem Alves, “Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar.” Encaro a leitura assim e foi também desse jeito que fiz com que entrasse na vida do meu baby. E acho que isso fez toda a diferença. A criança que lê se entrega mais ao mundo da imaginação, questiona, busca as respostas e aprende a contar histórias. Criança que lê aprende brincando! Tem coisa melhor?