A União, por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), e a prefeitura de Belo Horizonte acertaram os termos para a transformação do antigo Aeroporto Carlos Prates (desativado em março 2023) em um bairro modelo para uso residencial. A proposta da prefeitura prevê o uso da área de 580 mil m² para a construção de 4,5 unidades habitacionais (70% delas de interesse social e 30% de livre comercialização), equipamentos públicos de saúde, educação, área de lazer, cultura e comércio.
Mobilidade
As intervenções incluem ainda obras de mobilidade, tanto dentro quanto fora do terreno, permitindo a interligação com a Avenida Pedro II e o Bairro Padre Eustáquio. Há ainda previsão de melhorias na interseção do Anel Rodoviário com a Avenida Pedro II e na região de acesso à Praça São Vicente.
De aeroporto a bairro
Em fevereiro deste ano, a PBH assinou com o governo federal um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) e foi criado um Grupo de Trabalho (GT), composto por representantes da União e do Município, com o objetivo de elaborar as diretrizes para a ocupação do terreno. O projeto da PBH foi apresentado ao MGI em agosto e levou em consideração sugestões apresentadas pela comunidade durante seminário realizado em maio.
O próximo passo é a estruturação da modelagem econômica para a viabilização de toda a proposta.
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