FecharX

Picasso e Warhol no CCBB

Exposição com a coleção do magnata Peter Ludwig chega hoje a BH



Créditos da imagem: Divulgação
Main 2008 ccbb 20140820131418
Obra de Gottfried Helnwein está na mostra
Redação Sou BH
20/08/14 às 15:08
Atualizado em 01/02/19 às 19:29

A partir de hoje (20), o Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários), integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, convida belo-horizontinos e turistas para a exposição “Visões na Coleção Ludwig”. A mostra reúne obras de uma das mais importantes coleções particulares de arte no mundo – a mais importante da Europa, e fica à disposição do público até o dia 20 de outubro. Telas, esculturas, fotografias e vídeos devem ocupar as galerias de arte do CCBB BH, que tem entrada gratuita.

As obras são da coleção reunida pelo empresário alemão Peter Ludwig (1925-1996), considerado um dos patronos das artes em seu país. A coleção de Ludwig totaliza aproximadamente 20 mil peças, distribuídas em 12 Museus Ludwig presentes em países como Alemanha, Áustria, China, Hungria, Rússia e Suíça. No CCBB BH, a exposição congrega obras de diferentes períodos estéticos assinadas por artistas icônicos como Picasso, Andy Warhol, Jean-Michel Basquiat, Roy Lichtenstein, Gerard Richter, Claes Oldenburg, Jasper Johns e Jeff Koons, entre outros.

“Ao centrar na Coleção Ludwig, a exposição joga luz na figura do colecionador como um agente que intervém na produção cultural, ressaltando assim a sua importância. Pioneiro e com um olhar sempre atento à produção contemporânea, Peter Ludwig foi o primeiro colecionador alemão a visualizar o potencial da pop art e ficou famoso por adquirir trabalhos de Roy Lichtenstein e Jasper Johns, que atualmente alcançam valores expressivos por conta da sua relevância artística”, explica Joseph Kiblitsky, que assina a curadoria juntamente com Evgenia Petrova – ambos representantes do Museu Ludwig no Museu Estatal Russo de São Petersburgo.

Ania Rodriguez, coordenadora geral da mostra, ressalta: “Por meio dos trabalhos expostos, os visitantes poderão mapear as coordenadas geográficas das viagens que o colecionador fazia por várias partes do mundo em busca de obras de arte, bem como refletir sobre os contextos estéticos que, em muitas ocasiões, marcaram suas épocas dentro da história da arte”.

Um dos destaques da “Visões na Coleção Ludwig” é o óleo sobre tela de Gottfried Helnwein, nomeada Cabeça de criança (1991). Com 6,50m de altura, a obra deve ocupar o pátio do CCBB BH e certamente vai encantar visitantes de todas as idades pelo hiperrealismo.

Distribuídas em oito galerias do 3º andar do CCBB há obras de artistas ícones da pop art, como Andy Warhol (Retrato de Peter Ludwig, 1980), Roy Lichtenstein (Ruínas, 1965), Tom Wesselmann (Desenho em aço com frutas, flores e Monica, 1986), Claes Oldenburg (Banana-splits e sorvetes em degustação, 1964) e Jeff Koons (Querubins, 1991). A exposição ainda apresenta Cabeças grandes (1969), de Pablo Picasso, que apesar de não pertencer diretamente ao movimento da arte pop, representa o início do interesse de Peter Ludwig pela arte do seu tempo.

Destacando o grafitti, Ludwig buscou a tela de 1984 (Sem Título) fruto de parceria entre Andy Warhol e Jean-Michel Basquiat. Do hiperrealismo, há trabalhos como Tamareiras (Robert Bechtle, 1971), Lanchonete de Unadilla (Ralph Goings, 1977) e 48 retratos, de Gerhard Richter (1972). O neoexpressionismo alemão – movimento que resgatou a pintura como meio de expressão a partir da década de 1980, também não fica de fora do olhar atento de Ludwig. Nomes como Georg Baselitz, Markus Lüpertz e Anselm Kiefer representam o segmento.

A exposição “Visões na Coleção de Ludwig” já passou pelo CCBB São Paulo, com início em janeiro deste ano; pelo CCBB Rio de Janeiro, até o mês de julho, e encerra a turnê no CCBB BH.