Variedades

Plataforma gratuita criada em BH ajuda tutores e protetores a encontrar pets perdidos

Além de ajudar na busca pelos animais desaparecidos, ILY facilita a adoção de cães e gatos


Créditos da imagem: Divulgação
Para ajudar os tutores a encontrar os animais que por vezes podem fugir, foi criada a ILY, uma plataforma colaborativa e gratuita que auxilia os tutores nesse processo

Thiago Alves

|
24/01/23 às 10:28
compartilhe

No começo deste mês as buscas pela gata Massinha, da raça Bengal, dominaram as redes sociais. O animal, que possui pelagem manchada similar de felinos caçadores, foi confundido com uma onça e capturado pelos bombeiros após assustar moradores de um condomínio de Nova Lima, na Grande BH. Após 12 horas de aflição, a história teve final feliz com a gata encontrada, mas nem sempre esse é o caso.

Para ajudar os tutores a encontrar os animais que por vezes podem fugir, foi criada a ILY, uma plataforma colaborativa e gratuita que auxilia os tutores nesse processo. Além dos donos de pets, podem se cadastrar no site protetores (pessoas dispostas a ajudar a encontrar os animais) e ONGs. 

Para os tutores, é possível criar um perfil exclusivo para cada um dos pets, com informações da raça, descrição e até um álbum de fotos do animal. Caso o companheiro esteja perdido, basta acionar a rede de protetores cadastrados no entorno do endereço onde ele foi visto pela última vez que as pessoas cadastradas na plataforma possam ajudar nas buscas. 

Para ser um protetor, não é necessário ter um pet cadastrado na plataforma.  Basta criar o perfil, cadastrar o CEP da região em que mora ou trabalha e quando um pet estiver perdido próximo a você, será enviada uma notificação com a descrição do animal e dados de contato do tutor. 

Já as ONGs de proteção animal podem se cadastrar e utilizar a plataforma como vitrine para a divulgação de adoção dos animais. Basta que a ONG crie o perfil e cadastre todos os animais disponíveis. Uma vez adotado, a ONG transfere o perfil do pet para o novo tutor, que fica com todo o histórico do animal. Segundo dados do Instituto Pet Brasil (IPB), 4 milhões de animais de rua têm assistência de ONGs ou protetores privados.

O ILY é uma iniciativa de pessoas apaixonadas por pets e foi desenvolvido pela Physis. Segundo Tiago Braga, sócio da empresa e idealizador do projeto, “o intuito do ILY é ser uma ferramenta de manutenção das informações do pet e ajuda rápida para os momentos de necessidade e, por isso, é totalmente gratuito”. Atualmente, a plataforma é mantida com recursos próprios e doações. Para se cadastrar, basta acessar ily.pet e seguir os passos na plataforma.