Variedades

Praça Raul Soares ganha nova pintura do CURA e instalação do Giramundo

Grupo de teatro realiza instalação inédita e Mag Magrela ocupa empena do Edifício Savoy


Créditos da imagem: Rogério Argolo

Thiago Alves

|
12/02/22 às 00:00
compartilhe

O CURA (Circuito Urbano de Arte) voltará à Praça Raul Soares, no Centro de Belo Horizonte, para a pintura de uma nova empena e para uma instalação do Giramundo. A partir desta segunda-feira (14), o grupo de teatro apresenta “Gira De Novo”, com duas obras pensadas para ocupar a praça, com os ciclos do universo, os movimentos do sol e as fases da vida humana como símbolo de recomeço. A instalação fica na praça até o dia 25 de fevereiro.

A partir de quinta-feira (17), a multiartista Mag Magrela, uma das referências nacionais na cena contemporânea de arte urbana, traz suas formas femininas singulares e já tão reconhecidas no graffiti para falar sobre passado, resiliência, sobre passar por tempos difíceis, sobre cura. Ela vai ocupar a empena do Edifício Savoy, na avenida Bias Fortes, 1577.

“2021 foi cheio de desafios para a realização do CURA. As entregas ganharam outros significados diante dos impasses vividos pela cultura no país, especialmente com a atuação em âmbito federal no sentido de enfraquecer (por vezes, boicotar) o setor cultural, atrasando processos, autorizações, homologações, liberações de recursos, etc., desidratando a cadeia produtiva da cultura. Sentimos ainda mais orgulho e alegria por tudo que foi apresentado e compartilhado até agora” explica Juliana Flores, idealizadora do festival ao lado de Priscila Amoni e Janaína Macruz.

“Nossa cidade é nossa galeria de arte pública e nos lembra de que, quando a gente se apropria do espaço urbano, constrói também um sentido de pertencimento, faz dele nosso também, é capaz de transformá-lo”, completa.