FecharX

Prefeitura de Belo Horizonte determina em quem aplicar sobra de vacina contra a Covid-19

As doses remanescentes são utilizadas para a imunização de idosos do público-alvo acamados e com mobilidade reduzida ou pessoas com comorbidades



Créditos da imagem: Pixabay
Main vaccine 5895477 1920   pixabay
Em Belo Horizonte não é possível buscar as sobras de vacina para quem ainda não foi imunizado contra a Covid-19
Redação Sou BH
25/05/21 às 10:47
Atualizado em 25/05/21 às 10:47

Em Belo Horizonte, a gestão das doses remanescentes de vacinas contra a Covid-19 é feita diretamente pela Secretaria Municipal de Saúde. Deste modo, não é possível  buscar as sobras de vacina para quem ainda não foi imunizado. Ao Sou BH, a Secretaria Municipal de Saúde explicou que em caso de doses não aplicadas restantes nos frascos ou que estejam na data de vencimento, os centros de saúde são orientados a procurar pessoas acamadas dentro da faixa do público prioritário que está sendo atendido.

"As doses remanescentes em frascos são utilizadas para a imunização de idosos do público-alvo acamados e com mobilidade reduzida ou pessoas com comorbidades, previamente cadastrados no portal da Prefeitura. Após o horário de vacinação nos pontos fixos, extras (7h30 às 16h30) e pontos de drive-thru (8h às 16h30), as equipes se deslocam à residência dos idosos para a vacinação", explicou a pasta por meio de nota.

Mas há recomendações específicas, a depender do imunizante, pelas diferentes características, validades e intervalos entre as primeira e segunda doses. No caso da AstraZeneca, a dose pode ser utilizada até 48 horas após a abertura do frasco, desde que conservada na temperatura entre 2ºC e 8ºC.

No caso da CoronVac, após a abertura do frasco o tempo de uso do imunizante é de 6 horas, nessa mesma temperatura. O imunizante da Pfizer também tem duração de 6 horas após a abertura do recipiente onde foi guardado.

*Com informações da Agência Brasil