FecharX

Prefeitura de BH abre cadastro para castração gratuita de cães e gatos

Antes da cirurgia é feita uma avaliação médica veterinária para identificar algum problema de saúde que impeça a realização da castração



Créditos da imagem: Pexels
Main 8ef63c2a 86e5 44b4 9568 415cb6b48394
No dia marcado para a castração, o dono do animal deve permanecer na unidade até a liberação do cão ou gato
Redação Sou BH
23/01/23 às 08:05
Atualizado em 23/01/23 às 09:34

Nesta segunda-feira (23/1) a Prefeitura de Belo Horizonte abre a agenda para marcações de castração gratuita de cães e gatos. As cirurgias serão realizadas em fevereiro.

 Para serem submetidos à cirurgia, os animais devem ter no mínimo 4 meses de idade e no máximo 8 anos.


Os filhotes de gatos devem pesar mais de 1,5kg. Antes da cirurgia é feita uma avaliação médica veterinária para identificar algum problema de saúde que impeça a realização da castração. 




A castração é um procedimento cirúrgico e exige que o animal seja devidamente preparado com antecedência, incluindo jejum hídrico (8 horas) e alimentar (12 horas), indispensáveis para a segurança do procedimento que envolve anestesia geral.

No dia marcado para a castração, o dono do animal deve permanecer na unidade até a liberação do cão ou gato.


Os agendamentos devem ser feitos no Portal da PBH. Podem ser agendadas as castrações de até 10 animais por CPF, sendo, no máximo, 3 marcações semanais por tutor. Em situações específicas, em que é necessário ultrapassar o limite, deve-se entrar em contato com a Gerência de Esterilização de Animais para avaliação, através do e-mail: geean@pbh.gov.br.

Vantagens da castração cirúrgica


Em fêmeas, o procedimento diminui o risco de câncer de mama, de infecções uterinas graves e não entram mais no cio. Em machos, a castração reduz a necessidade de acasalamento, diminui o risco de fugas, atropelamentos e brigas com outros machos. Além disso, reduz-se em os problemas de próstata e evita-se o câncer de testículo. Cães e gatos machos sentem menos necessidade de marcar o seu território com urina.



Outros benefícios são que o animal se torna mais dócil e auxilia no controle populacional dessas espécies. Segundo o último senso, em 2021, em Belo Horizonte, havia 464 mil cães e gatos vivendo nos lares.