Prefeitura lança campanha para incentivar consumo de bebidas em latas durante o carnaval
A ação é direcionada a ambulantes, comerciantes e aos próprios foliões
A prefeitura de Belo Horizonte lançou uma campanha para estimular a comercialização de bebidas em latas no carnaval, evitando acidentes e situações de perigo pelo uso de garrafas ou recipientes de vidro.
A ação, chamada de Carnaval é Na Lata, é voltada para ambulantes, comerciantes e foliões. No caso dos ambulantes, a proibição de venda de bebidas em garrafas de vidro foi amplamente divulgada durante a entrega das credenciais. Os profissionais que forem flagrados descumprindo a regra terão a mercadoria apreendida, a credencial revogada e, ainda, estarão sujeitos a multa.
“É muito importante que todas as pessoas envolvidas com o carnaval, de
trabalhadores a foliões, entendam o risco que é a comercialização de bebidas em
garrafas de vidro. Isso sem falar na coleta seletiva, que é mais facilitada com
o uso da lata”, ressalta Gilberto Castro, diretor-presidente interino da
Belotur.
A campanha também foi divulgada em bares e
restaurantes que estão no percurso dos blocos. O objetivo é fazer com que os
comerciantes optem pelas latas.
Fiscalização no Carnaval
A Subsecretaria de Fiscalização escalou cerca de 250 fiscais da prefeitura e
270 agentes de campo para trabalharem durante o período de carnaval, que vai até
10 de março. Esses profissionais vão atuar de forma preventiva e educativa em
relação a eventos realizados nas ruas público sem a autorização do
município, além de coibir ambulantes irregulares e garantir a circulação dos credenciados, colaborando na fluidez dos blocos e do trânsito.
Conforme previsto no edital de chamamento público, o ambulante pode comercializar apenas água e bebidas industrializadas e/ou adereços carnavalescos. Além
disso, a atividade é permitida, somente, nos ensaios e nos desfiles dos blocos de
rua. O ambulante não pode exercer a atividade em locais onde não há
concentração ou desfile de bloco de rua.
Com PBH
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