FecharX

Primavera traz chuvas de granizo e ventos fortes

<p>A estação começa oficialmente no próximo domingo (22), às 17h44</p>



Créditos da imagem: SXC Photo
Main primavera
SXC Photo
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:48

A primavera, estação que marca a transição entre os períodos seco e chuvoso, começa oficialmente no próximo domingo (22), às 17h44. A estação das flores é marcada por belas paisagens e uma grande diversidade de plantas que vão colorir as cidades de todo o país. Com a estação, também se iniciam as pancadas de chuva que ocorrem com frequência no final da tarde e à noite, em função do aumento do calor e da umidade. A estação traz ainda as tempestades causadas por frentes frias que podem vir acompanhadas de granizo e rajadas de vento. Neste ano, a primavera termina no dia 21 de dezembro, às 15h11.

De acordo com o meteorologista da Cemig, Arthur Chaves de Paiva Neto, os três meses que compõem a primavera apresentarão características distintas com relação às chuvas. Em outubro, vão predominar as pancadas intensas e rápidas em Minas Gerais. No Sul do Estado, são esperadas chuvas acima da média. Já no Triângulo Mineiro, o volume deve ficar abaixo do normal, enquanto que nas demais regiões as chuvas ficam dentro da normalidade.

Em novembro, a previsão é de chuvas dentro da normalidade em todas as regiões do Estado. No fim da estação, em dezembro, as chuvas acontecem de maneira mais contínua, com a ocorrência de episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). As chuvas ficarão ligeiramente abaixo do normal no Triângulo, Sul, Leste e Oeste e acima da média no Norte e Centro. Nas demais regiões de Minas, as chuvas ficam dentro da normalidade.

Temperaturas

No decorrer da estação, a atmosfera torna-se mais quente e úmida, com tendência de haver temperaturas acima da média no Triângulo e no Sul, enquanto que no Norte a tendência é de temperaturas abaixo da média.