O banheiro funciona diariamente das 6h às 22h e tem permanência limitada a 10 minutos por usuário; o acesso é gratuito
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) inaugura, nesta quarta-feira (26), o primeiro banheiro público autolimpante da capital mineira. A estrutura foi instalada na Praça da Estação, no centro da cidade, e faz parte de um projeto que prevê a implementação de cinco unidades até junho desde ano.
Segundo a PBH, a iniciativa busca melhorar a infraestrutura urbana e oferecer uma alternativa higiênica e moderna para moradores e turistas. O prefeito em exercício, Álvaro Damião (UB), celebrou a novidade:
“Esse é o primeiro dos cinco que vamos colocar em alguns pontos da cidade. O segundo será instalado no fim de semana na Praça Rio Branco, e outros três chegarão em março. Esse é um projeto experimental, mas temos a certeza de que vamos espalhar esses banheiros por toda a cidade”, afirmou.
Leia mais:
As cabines contam com um sistema de higienização automatizado, acionado assim que o usuário deixa o espaço. Sensores de presença indicam a desocupação e iniciam o processo de limpeza, feito por chuveiros hidráulicos instalados no chão e no vaso sanitário, que aplicam água e produtos sanitizantes.
Os banheiros funcionam diariamente das 6h às 22h e têm permanência limitada a 10 minutos por usuário. O acesso é gratuito e não exige retirada de bilhete. Cada unidade dispõe de duas cabines equipadas com vaso sanitário, pia, sabonete líquido, papel higiênico, secador de mãos e lixeira.
Para a segurança, as portas possuem sinalizações luminosas indicando o status da cabine: verde (livre), amarelo (ocupado), azul (em limpeza) e vermelho (desligado). Além disso, há um sensor de emergência dentro da cabine que, quando acionado, libera a abertura automática da porta por dois minutos.
Além da Praça da Estação e da Praça Rio Branco (Rodoviária), as próximas unidades serão instaladas na Praça Sete, na Praça Raul Soares e na Rua Sapucaí até o primeiro semestre de 2025. O contrato tem duração inicial de um ano, podendo ser prorrogado por até cinco anos.
O Carnaval de BH está chegando e, por isso, a cidade contará com mais de 13.600 sanitários químicos espalhados pelas ruas durante a folia. A Belotur planejou a distribuição estratégica dos equipamentos em 100 pontos fixos até 4 de março, levando em conta o trajeto dos blocos e a movimentação dos foliões.