FecharX

Programação para crianças é destaque do FIT-BH

<p>O Fitinho é uma iniciativa de formação de público, segundo a FMC</p>



Créditos da imagem:
Main 0605 fitinho destaque
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:10

O FIT-BH, que começa hoje (6) na capital, traz uma programação especialmente formatada para o público infantil ? o Fitinho. Entre os grupos convidados, destaca-se a produção portuguesa ?Concertos para Bebês?, obra do grupo Musicalmente, especialista em peças para a primeira infância.

Além da peça portuguesa, compõem a programação mais quatro montagens, duas peças mineiras ? ?De banda para a Lua?, do grupo Armatrux, e ?Menino Azul?, do Matraca e ainda Era uma Vez... Grimm, do grupo carioca Belazarte e ?Salada Mista? da Cia. 2 em Cena de Teatro, Circo e Dança de Recife. ?A aposta pelo Fitinho é uma proposta de formação de público, dentro da política de descentralização de ações da FMC?, afirma o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Leônidas José de Oliveira.

Fitinho:

Menino Azul
Era uma vez um menino azul chamado Francisco. Um menino de um azul nunca visto, um menino diferente, que nasceu no alto, bem no alto de uma montanha. Essa é a história azul de Francisco, de seu amor pelo riacho e pelos bichos que alegravam a sua vida. A peça traz dois artistas que brincam de contar histórias com seus bonecos. Eles utilizam técnicas de manipulação direta, de vara, de luva e manipulação de objetos.

De Banda para a Lua
Tonico e Bié moram na roça com o pai. Apaixonados pela lua e seus mistérios, os dois irmãos, acompanhados pela mula Madrugada, vivenciam aventuras marcadas por encantamento, trapalhadas, risos e sustos. O mundo da imaginação das crianças é o palco perfeito para essa misteriosa e terna história povoada de seres encantados, como São Jorge, o dragão e aparições de outro mundo. Uma marca desta encenação é o uso do teatro de sombras, técnica essencial para a estética do espetáculo e ingrediente perfeito para a construção do mundo encantado.

Salada Mista
Sete crianças transformam o clássico conto de fadas Chapeuzinho Vermelho em uma telenovela ambientada na década de 1960 e com músicas da Jovem Guarda. Entre um capítulo e outro, o público se diverte com números de palhaços. Com música ao vivo, o espetáculo fala do amor de uma forma lúdica e divertida, discutindo conquista, namoro, casamento e também traição, separação e violência doméstica. Salada Mista é uma divertida brincadeira de criança que mistura teatro, música e palhaçaria.

Concertos para Bebês
Produção portuguesa pioneira no domínio das artes cênicas para a primeira infância. Saxofones, clarinetes, berimbaus, cavaquinhos e outros sons da terra viajam por Mozart, Bach e Monteverdi.  Um acordeão observa uma bailarina atrevida. Na plateia, muitas chupetas, sorrisos e olhos de espanto. Os cantos não têm palavras, mas estas contam muito pouco das emoções partilhadas entre artistas e bebês.

fitinho-interna

Era uma vez... Grimm
Era uma vez? Grimm põe em cena os irmãos Grimm e seus narradores, contando e interpretando os contos Chapeuzinho Vermelho, O Junípero e Cinderela, adaptados para uma linguagem musical que remete à ópera, indo do terror ao humor. O elenco de atores cantores é acompanhado de um quinteto de músicos eruditos de Recife. A encenação faz surgir personagens de dentro de um livro gigante, suporte para as projeções de animação gráfica. O espetáculo será apresentado em duas versões: adulto e infanto-juvenil.